Governo promove ação sobre Saúde Bucal na Policlínica do Idoso

O Governo do Estado promoveu, na Policlínica do Idoso, ação sobre Saúde Bucal para pacientes de 60 anos ou mais e seus acompanhantes. Na ocasião, os beneficiados receberam orientações sobre higiene bucal e aplicação de flúor. A atividade aconteceu nesta sexta-feira (24) e faz parte das comemorações pelo aniversário de um ano do equipamento, que foi entregue pelo poder público estadual em 29 de junho de 2021.  

Inaugurada pelo Governo do Estado para atuar como referência a pacientes idosos da região metropolitana, a policlínica já realizou 214.734 atendimentos neste um ano de funcionamento. Entres as principais especialidades oferecidas na unidade estão: Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Nutricionista, Ultrassonografia, Vascular, Reumatologia, Urologia, Geriatria, Neurologia, Proctologia, Psiquiatria, Psicologia, Pneumologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Clínica Geral e Serviços Odontológicos.

“A unidade foi entregue em um momento muito delicado para todos, que foi a pandemia. Com ela, veio a possibilidade não só de prestar atendimento em saúde de forma personalizada e específica para a pessoa idosa, como também promover a reinserção na sociedade através de serviços que contemplam o aspecto biopsicossocial, emocional, psicológico e de reabilitação motora”, disse a diretora administrativa da policlínica, Danielle Falcão.

A ação da sexta-feira (24) teve como objetivo compartilhar bons hábitos quanto aos cuidados com a saúde bucal junto aos pacientes atendidos pela unidade. Assim que chegavam à policlínica para receber o atendimento para o qual fez o agendamento, o idoso era direcionado para uma das duas salas de serviços odontológicos e lá recebiam orientações sobre como cuidar melhor da saúde bucal, maneira correta de escovar os dentes, avaliação clínica e aplicação de flúor.  

Os atendimentos contemplaram tanto os usuários do serviço como também os seus acompanhantes. “Muitos dos nossos pacientes são carentes, e, por isso, têm mais necessidade de assistência. Assim que o paciente chega, buscamos saber primeiro como ele cuida da sua saúde bucal e depois fazemos observações naquilo que demandar uma atenção a mais”, explicou a dentista clínica da policlínica, Bruna Leite. 

Dona Rosário Luz, de 66 anos, foi acompanhada do marido, o senhor José Cardoso. Ela contou que há oito meses se tornou paciente da policlínica e, desde o primeiro atendimento, não quis mais deixar a unidade. “Eu achei maravilhoso, porque estava necessitando de atendimento. Estava com consulta agendada e quando cheguei aqui fiquei sabendo da ação, então resolvi aproveitar”, contou. 

Em sua primeira experiência como paciente da Policlínica do Idoso, o senhor Messias Nunes, de 67 anos, aprovou a iniciativa. “Nessa minha primeira vez como paciente daqui, vim para fazer um ultrassom e aproveitei para fazer aplicação do flúor, já que estavam oferecendo. Eu achei o atendimento ótimo. Era tudo por ordem de chamada e não demorou”, compartilhou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.