Governo prestigia homenagem da Assembleia pelos 30 anos do Sinproesemma

O Governo do Estado participou, nesta quarta-feira (23), de sessão solene na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em homenagem aos 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). A cerimônia reuniu educadores e autoridades ligadas ao setor educacional maranhense. 

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, destacou a trajetória de lutas do Sinproesemma e as conquistas da categoria na atual gestão do Governo do Estado. “É um momento importante para a educação, dada à relevância do sindicato para o Maranhão, sobretudo, pela luta em defesa da educação, sempre dialogando com o governo na busca pela valorização dos educadores. Como secretário de educação há quase quatro anos, pude testemunhar as inúmeras conquistas que o sindicato obteve para a categoria, mas, também, em defesa da qualidade da educação pública de qualidade no estado do Maranhão”, ressaltou. 

O deputado estadual José Inácio, que presidiu a sessão solene, relembrou as votações importantes e de interesse do Sinproesemma que passaram pela Assembleia Legislativa. “Esta Casa sempre buscou votar projetos que valorizam os educadores e promovem a educação básica de qualidade”, realçou. 

O presidente da entidade, Raimundo Oliveira, relembrou a história do sindicato desde a antiga Associação dos Professores do Estado do Maranhão (Apema), em 1976. “Uma justa homenagem desta Casa em reconhecimento à trajetória e luta do sindicato por uma educação pública de qualidade. Esses 30 anos foram marcados pela defesa dos direitos da categoria que nós representamos”, destacou.

Oliveira enumerou as conquistas do sindicato, tais como: mais de 22 mil progressões, duas mil ampliações de matrículas, promoções, titulações, reajustes salariais e gratificação de 30% para todos os professores que trabalham com educação especial, além de 30% de gratificação para os funcionários de escola do Pró-funcionário.   

A história do Sinproesemma teve início com a Associação de Professores do Estado do Maranhão (Apema), criada em 1976, período da ditadura militar. Em 1989, a partir da promulgação da Constituição Federal, a Apema foi transformada em Sinproesemma.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.