Redes Sociais

Governo ofereceu serviços de vacinação, consultas e testes rápidos para pets na 12ª edição do Cuidar de Todos Saúde Animal, em São luís

    – Cuidar de Todos, eixo Saúde Animal, foi realizado no bairro do Cofratrac I (Fotos: Danielle Filgueiras)

    Os pets do Cohatrac I e áreas adjacentes foram beneficiados com os serviços do programa Cuidar de Todos Saúde Animal, com atendimentos promovidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante o sábado (20), mais de 1.500 acolhimentos foram realizados na 12ª edição do Saúde Animal, no Centro Educa Mais Professora Pinho, em São Luís (MA). 

    No Cohatrac I, a ação registrou 1.559 atendimentos de consultas, vacinação antirrábica, encoleiramento e testes rápidos de Leishmaniose (calazar), entre outros. A vacinação antirrábica animal foi um dos serviços mais procurados, registrando 801 atendimentos, sendo 506 cães e 295 gatos.

    A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila de Nazaré Vasconcelos, afirmou que o programa Cuidar de Todos, eixo Saúde Animal, apresenta resultados positivos, atuando principalmente na prevenção de zoonoses. “O programa Cuidar de Todos, eixo Saúde Animal, é também uma maneira de proteger as pessoas das doenças que podem ser transmitidas pelos animais”, pontuou.

    Os serviços ofertados pelo programa Saúde Animal durante a ação no Cohatrac I favoreceu os pets do motorista de ônibus João Goulart, morador do bairro Lima Verde. Ele levou os pets Joe, Dora, Aparecida e Puca para receber os atendimentos de saúde. “É uma ação muito importante porque ajuda a diminuir o número de doenças, que podem ser transmitidas pelos animais”, afirmou.

    Pelas redes sociais, a autônoma Maria Pereira dos Santos, 67 anos, soube da ação no Cohatrac e levou o Thomy, de sete anos, para consultar, vacinar e colocar coleira. “É uma grande economia para nosso bolso, que sempre temos que gastar para cuidar e proteger nossos filhotes”, disse.

    Castração

    Os pets que participam das ações do programa, eixo Saúde Animal, são avaliados por médicos veterinários e é realizada a testagem rápida para leishmaniose visceral (calazar). Sendo considerado apto a castração, e o tutor responsável demonstrando interesse, os pets são cadastrados e, por ordem de espera, convocados para realização do procedimento de castração gratuita.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *