Governo lança edital de licitação para implantação do sistema de transporte BRT na ilha de São Luís

Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançou nesta sexta-feira (09), o edital de licitação para contratação de empresa para elaboração dos projetos básicos e projetos executivos com a execução das obras de reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea, com a implantação do corredor do tipo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), na Região Metropolitana de São Luís – Etapa 01.

 

O aviso e o edital de licitação foram assinados em cerimônia realizada com a presença dos presidentes da CCL, Odair José Neves, e da Agência de Mobilidade Urbana, Artur Cabral. Na ocasião esteve presente, também, o relator do processo, Luís Carlos Oliveira. A licitação seguirá na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado presencial, sob critério de julgamento de Técnica e Preço e será conduzido pela CCL.

 

“Este será o primeiro processo licitatório relacionado ao BRT no Estado. Com a realização desta licitação, concretiza-se mais um importante passo para a execução das intervenções propostas pelo governador Flávio Dino, a fim de melhorar a trafegabilidade e mobilidade urbanas da grande Ilha”, destacou Odair José.

 

Por meio do tráfego binário, as Avenidas dos Holandeses e a Litorânea serão vias de mão única. A Av dos Holandeses funcionará no sentido Centro/Bairro e a Litorânea, sentido Bairro/Centro. De acordo com o planejamento do Governo do Maranhão, a primeira fase da implantação do projeto será a extensão da Avenida Litorânea – que é do ponto que está hoje – da foz do Rio Pimenta até a Avenida São Carlos, no Olho d’Água -, são 1,8 km de via nova e, também, a duplicação da Avenida Colares Moreira, em um primeiro trecho, que sai da ponte do Rio Calhau até um trecho intermediário.

 

Com a implantação do transporte tipo BRT, o Governo do Estado visa dinamizar a circulação de transporte coletivo metropolitano, dispondo de dois terminais de integração, proporcionando mobilidade urbana rápida, eficiente e segura ao usuário, interligando os municípios da Ilha de São Luís. “Iniciamos, aqui, a segunda etapa pública desse empreendimento que gera a expectativa de um grande impacto na mobilidade urbana para a população de São Luís”, frisou o presidente da MOB, Artur Cabral.

 

Além das obras de reestruturação, estão previstos os serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação pública e paisagismo. O Edital de licitação estará disponível no endereço eletrônico da Comissão Central, www.ccl.ma.gov.br, a partir de segunda-feira (12). As empresas interessadas poderão baixar no site ou, ainda, retirá-lo na sede da CCL, localizada na Rua 44, Quadra 18, n° 35, bairro Calhau. A primeira sessão pública da licitação tem data marcada para o dia 25 de janeiro do próximo ano.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.