Governo lança Campanha Outubro Rosa e incentiva cuidados contra o câncer de mama

O Governo do Estado, realizou, nesta terça-feira (11), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís, o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2022, com o tema “Seja você, por você e para você. Previna-se!”. Para este ano, além da troca de informações sobre a prevenção ao câncer de mama, o objetivo é dar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para ampliar o combate à doença. 

“É o momento de fortalecermos as ações de sensibilização junto aos municípios para, através da Estratégia de Saúde da Família e do diálogo com os gestores locais, difundirmos informações que salvam vidas. Reiteramos que o diagnóstico precoce é importantíssimo na luta contra o câncer de mama”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

O movimento mundial tem como público-alvo mulheres com 40 a 69 anos de idade e homens com sinais e sintomas da doença.  No Brasil, com base nas informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para este o ano foram estimados 66.280 casos novos, 840 somente no Maranhão.

De acordo com dados do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), em 2021 foram realizadas 56.091 mamografias no Brasil, 37.287 no período de janeiro a agosto de 2022. Para a chefe da DASMU-SES, Ana Cleide Vieira, a Campanha Outubro Rosa aumenta a visibilidade de ações realizadas durante o ano. “Uma vez que conseguimos detectar precocemente a doença, o sucesso do tratamento é maior, principalmente na faixa etária de rastreamento. Por isso, convidamos as mulheres para conhecer o próprio corpo e, ao perceber qualquer alteração, procurar atendimento médico”, destacou. 

Assistência e tratamento Desde 2015, o Governo do Maranhão tem investido na expansão da rede de oncologia e na descentralização dos serviços de mamografia. Atualmente, as unidades de referência na gestão estadual para tratamento oncológico são o Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Macrorregional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão e o Hospital São Rafael, por meio de convênio contratual com a gestão estadual.

Os serviços de mamografia do Sistema Único de Saúde são oferecidos nas regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, São Luís, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês e Timon.

Para agendamento do exame de mamografia é necessário procurar um dos canais de marcação e ter em mãos o cartão do SUS e comprovante de residência. Os canais são: App Viva Procon, site www.procon.ma.gov.br, Disque Saúde e/ou WhatsApp (3190-9091) ou, presencialmente, no Vivas (Beira Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR, Terminal São Cristóvão).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.