Governo entrega obra de ampliação da UPA Itaqui-Bacanga

Fonte: SES
Texto: Benaya Ewerton
Foto: Rogério Sousa

O Governo do Maranhão entregou, nesta quarta-feira (20), mais uma obra de reforma e ampliação em unidades de saúde. Desta vez, a unidade beneficiada foi a UPA Itaqui-Bacanga. Na oportunidade também foi iniciada a imunização dos profissionais da unidade contra a Covid-19. As UPAS são porta de entrada para os casos de síndromes gripais e cumprem um importante papel no combate ao coronavírus.

Em visita à unidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, agradeceu os profissionais da saúde e destacou a importância da unidade para a região.

“Nós sabemos que a UPA Itaqui-Bacanga é uma das unidades com maior fluxo de pessoas na cidade de São Luís e somos gratos pelo trabalho, dedicação e todo esforço dos profissionais de saúde durante essa pandemia. Para externar minha gratidão estou aqui hoje para entregar a obra de ampliação e acompanhar o início da imunização dos profissionais desta unidade”, disse o secretário Carlos Lula.

A unidade, que realiza em média 400 atendimentos mensais, recebeu obras de ampliação da recepção. A recepção ficou 3 metros maior, com novo piso, novos banheiros e novas longarinas para os pacientes se acomodarem. As novas instalações proporcionam melhor atendimento aos pacientes.

“Hoje é um momento de muita alegria para nós profissionais da UPA Itaqui-Bacanga. Nosso sentimento é de que estamos vencendo essa batalha, estamos inaugurando uma nova UPA, que vai trazer uma melhor sem igual para o atendimento, com mais espaço e um novo fluxo”, afirma a diretora administrativa da unidade, Alzira Brito.

Os pacientes também aprovam a melhoria na unidade. “Busquei a UPA Itaqui-Bacanga porque senti uma dor no peito. Gostei muito do atendimento que foi muito rápido. Estive aqui no ano passado e hoje posso notar o quanto mudou o padrão de atendimento para melhor”, elogiou o aposentado Lázaro Ferreira, 77 anos.

Outras unidades do estado também estão passando por melhorias, entre elas, a UPA da Cidade Operária, Parque Vitória e Hospital da Vila Luizão. Assim como na unidade do Itaqui-Bacanga, na UPA do Vinhais as melhorias já beneficiam os pacientes.

Vacinação

Cerca de 300 funcionários na UPA do Itaqui-Bacanga, entre servidores e terceirizados, serão imunizados contra a Covid-19. A primeira profissional a ser imunizada foi a dona Marize dos Santos Ramos, que trabalha na rouparia da unidade há aproximadamente 5 anos. Aos 55 anos, dona Marize se emocionou ao saber que seria a primeira profissional da unidade a ser imunizada.

“Neste momento eu sinto uma emoção muito grande de ser escolhida para representar a UPA Itaqui-Bacanga. A luta foi grande, mas graças a Deus estamos conseguindo vencer essa pandemia. Essa vacina é o início de um recomeço, uma vitória, tanto para nós que trabalhamos nas unidades de saúde, quanto para as pessoas que estão sofrendo com a doença”, comemora Marize Ramos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.