Governo do Maranhão já investiu mais de R$ 3,5 milhões para revitalização de bibliotecas abandonadas

Os Faróis do Saber voltaram a iluminar a educação de jovens e adultos em todo o estado. Antes abandonadas, bibliotecas de 22 municípios que estavam fechadas desde 2013, e com acervos em deterioração pelas intempéries do tempo e da falta de conservação, abriram as portas recentemente e já recebem os maranhenses em todo o estado.

Até agora foram R$ 3,54 milhões investidos na revitalização dos prédios em funcionamento. As obras, executadas por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e de Educação (Seduc), continuam sendo realizadas em outros 14 municípios.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, diz que espaços como os Faróis do Saber são fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos maranhenses.

“Precisamos continuar investindo em políticas que incentivem o hábito da leitura. Os Faróis do Saber não são só locais para estudos e pesquisas, mas também uma ferramenta que oferece ao leitor uma visão ampla do mundo, onde o sujeito pode contextualizar suas próprias experiências por meio da leitura”, afirma o secretário.

Para quem recebe os prédios recuperados e de acervo renovado, os Faróis se transformam num incentivo para a estudo e pesquisa, como destaca o estudante Wilson Serra de Presidente Vargas: “Agora mais do que nunca irei realizar minhas pesquisas da escola aqui. Vi que chegaram novos livros, assim teremos mais opções na hora de estudar”.

A estudante de 15 anos Raffisa Maria, do município de Rosário, diz que frequentava o Farol do Saber de sua cidade só quando criança. “Não vinha aqui há anos, eu também não tinha incentivo para frequentar o Farol. Agora com essa reforma pretendo vim sempre e estudar aqui”, conta.

O Governo do Estado, no ano de 2016, instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis do Saberes, que estavam desativados desde 2013. Eles foram redimensionados para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.

Até agora já foram entregues Faróis do Saber revitalizados nos municípios de São Luís (Anjo da Guarda e Renascença), Barreirinhas, Belágua, Rosário, Viana, Pirapemas, Peritoró, Timon, Buriti Bravo, Mirador, Pastos Bons, Paulo Ramos, Presidente Vargas, Lago Verde, São Luis Gonzaga, São José de Ribamar, Vitorino Freire, Brejo, São João do Sóter, Caxias e Codó.

Estão em andamento as obras das bibliotecas em Chapadinha, São Vicente, Carutapera, Alto Alegre do Pindaré, Loreto, Bacurituba, Penalva, Paraibano, Penalva, Pidaré, Passagem Franca, Colinas, Miranda, Fortaleza dos Nogueiras e Coelho Neto.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.