Governo do Estado participa da abertura da Feira das Profissões na UFMA

O Governo do Estado esteve presente abertura da Feira das Profissões, realizada nesta terça-feira (22), no Centro de Convenções do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado no bairro do Bacanga, em São Luís. O evento tem apoio financeiro da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Na solenidade de abertura, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, que representou o Governo do Estado, destacou a importância de manter parceria com a UFMA, principalmente na área de educação básica. “Compreendemos que o diálogo entre a universidade e a educação básica é fundamental para que os nossos estudantes consigam fazer melhor suas escolhas profissionais. Nesse sentido, a Secti, ao apoiar a realização da Feira das Profissões, contribui dentro do seu papel de aproximar a universidade da educação básica”, destacou.

A feira, que será encerrada nesta quarta (23), se destina a estudantes do ensino médio e demais interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), condição para o acesso às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entre os cursos apresentados, os 53 cursos de graduação da Ufma em São Luís. Nesta edição, as unidades acadêmicas dos campi de São Luís, Bacabal, Chapadinha, Imperatriz e Pinheiro.

A pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra, disse que, com as orientações disponibilizadas na feira, os estudantes recebem subsídios que ajudam eles a permanecerem em seus cursos e diminuir a evasão escolar, para que possam ser pessoas apaixonadas pelas suas profissões.

“Queremos orientar os estudantes que estão fazendo o ensino médio para terem consciência dos cursos. Quando se entra muito jovem na universidade, a tendência é ficar pulando de cursos, pois não se sente bem com aquela escolha. Queremos esclarecer as áreas de atuação”, relatou.

O estudante Neemias Santos, 18 anos, aproveitou o evento para tirar as dúvidas, pois ele deseja fazer os cursos de Administração e Educação Física. “Eu tenho essas duas opções, queria fazer administração porque trabalho em uma empresa e poderia até ser efetivado com a graduação depois. Mas gosto também da Educação Física. Vim à feira para adquirir mais informações”, comentou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.