Governo do Estado amplia assessoria técnica para beneficiários do Cheque Minha Casa na Grande Ilha

Fonte: Secid 

Por causa da grande aceitação do projeto de Assessoria Técnica aos beneficiários do Programa Cheque Minha Casa, na região do Centro de São Luís, a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) está ampliando e estendendo a ação aos contemplados com essa política de habitação em toda Grande Ilha de São Luís.

Assessoria Técnica é um projeto piloto voltado aos beneficiários do Cheque Minha Casa residentes na área central da cidade. A iniciativa é uma das ações que integram o Programa Nosso Centro, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secid, que visa incentivar a permanência de moradores no Centro de São Luís, promover a instalação de novas moradias e a ocupação sustentável do Centro Histórico.

De acordo com o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Raimundo Reis, os resultados do projeto de Assessoria Técnica foram significativos e a aceitação pelas famílias foi grande e satisfatória; por isso, o Governo do Estado ampliou a ação a todos os beneficiários do programa, residentes nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

“É gratificante ver o avanço da ação de Assessoria Técnica na comunidade e a aceitação das famílias, pois é uma maneira do Governo do Estado apoiar efetivamente as famílias, além do fator financeiro”, ressalta. Raimundo Reis falou da importância da ação em tempos de pandemia da Covid-19, no que se refere a promoção da melhoria na habitabilidade das famílias, incluindo a diminuição do déficit qualitativo e quantitativo, bem como a melhoria dos indicadores de desenvolvimento do estado.

O secretário adjunto de Habitação da Secid, José Antonio Viana, explicou que a ampliação do Projeto de Assessoria Técnica possibilita a um maior número de famílias a garantia da segunda parcela do Cheque e viabiliza consideravelmente a conclusão das obras. “A ação assegura às famílias residentes na Grande Ilha assessoria técnica para otimizar os recursos, projetar e fazer algumas intervenções necessárias que proporcionem melhoria habitacional voltada para famílias de baixa renda”.  

Cheque Minha Casa

É um programa do Governo do Maranhão, promovido pela Secid, que concede às famílias beneficiadas o valor de R$ 5.000, em duas parcelas, cada uma no valor de R$ 2.500, para compra de material de construção, visando a reforma, a ampliação ou a melhoria de unidades habitacionais existentes, com prioridade para as instalações sanitárias do imóvel.

Desde o início de julho foram visitadas mais de 300 famílias e, dessa forma, o número de parcelas liberadas para as compras do material aumentou. Atualmente, a Secid apresenta um número bastante significativo de beneficiários que já receberam a segunda parcela do Cheque.

Dos beneficiários contemplados com o Cheque Minha Casa em 2019, 81% já realizaram parte das obras e receberam a segunda parcela do investimento para finalizar os trabalhos em sua moradia.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.