Governo capacita servidores na área de contratação de serviços pela administração pública

A fim de garantir contratações seguras e compatíveis com as necessidades das secretarias e assegurar uma gestão eficaz dos serviços terceirizados, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), em parceria com o Instituto Nacional de Gestão Pública (Ingep), está capacitando servidores quanto à contratação de serviços públicos. O curso acontece nesta quarta (16) e quinta-feira (17) no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

 

Com o curso ‘Planilha de custos e formação de preços para contratação de serviços usuais da Administração Pública’, os servidores poderão elaborar orçamentos detalhados dos preços de serviços contínuos usualmente contratados pelos órgãos estaduais. Eles estão recebendo subsídios técnicos para terem condições de efetuar, de forma segura e eficaz, a análise crítica de planilha de preços/custos oferecidas pelos licitantes na condução do processo de julgamento da licitação e, também, posteriormente, para a própria condução das repactuações e reajustes de itens do preço.

 

A capacitação é ministrada pela contadora e advogada Flaviana Vieira Paim, pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Ela atua, há 15 anos, em assessoria contábil para empresas e consultoria na área trabalhista e de custos. “A planilha de custos é um tema que interessa aos servidores em função da necessidade, que tem se percebido, de se conhecer, efetivamente, os custos envolvidos na contratação de serviços terceirizados e, no caso dos auditores, verificar se os gestores estão fazendo um trabalho de gerenciamento da maneira correta”, explicou.

 

Além dos servidores da Transparência, participam da capacitação, servidores da Sefaz, e as Secretárias de Estado de Cidades de Desenvolvimento Urbano (Secid), Infraestrutura (Sinfra), Viva Cidadão e da Controladoria Geral do Município de São Luís. Ao todo, 40 servidores foram capacitados.

 

“A nossa meta é fazer com que nossos servidores estejam sempre atualizados acerca dos temas referentes a administração pública. No caso deste curso, tivemos uma alta adesão que se deve ao fato de ele ser dado na modalidade in company, ou seja, o Instituto está promovendo a aula, aqui no nosso estado, o que otimiza os gastos públicos e forma multiplicadores”, destacou a secretária adjunta de Administração e Finanças, Adaltina Queiroga.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.