Fribal forma nova turma do programa “Formando Líderes – Gerentes de Lojas”

A educação contínua é uma necessidade da sociedade atual, conectada e em constante evolução. O chamado “lifelong learning” (educação para toda a vida) revela a necessidade de profissionais de todos os segmentos e dos mais variados níveis, de seguirem estudando sempre, para ampliar suas habilidades, não apenas as técnicas, mas em especial as chamadas soft skills – habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, entre as quais destaca-se a mais demandada de todas atualmente, a Liderança.

Em São Luís, a Fribal investe na educação continuada de seus colaboradores e para tal, criou um programa interno de desenvolvimento chamado de Formando Líderes, que promove vários cursos de formação para os colaboradores da empresa e de forma gratuita, do qual acaba de concluir mais uma turma de Líderes – Gerente de Lojas, com 11 colaboradores formados.

Participam desse programa profissionais das seguintes áreas da Fribal: Supervisores de lojas, coordenadores, assistente de gestão de gente e especialista em desenvolvimento humano organizacional. Ao longo de seis meses, entre fevereiro e agosto de 2022 eles tiveram aulas em diversas disciplinas sobre temas importantes: tais como liderança e pensamento estratégico; negociação; gestão do tempo; ferramentas de gestão; gestão de conflitos; informática; noções de direito, comunicação, português e políticas comerciais, entre muitos outros, em sua maioria ministrados pela Psicóloga Organizacional Larissa Silva, Especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional da empresa.

“O objetivo desse treinamento bem completo, com carga horária de 113h, foi capacitar e desenvolver nossos colaboradores das lojas de bairro da Fribal para que estejam aptos para atuarem como líderes, e visando o futuro crescimento dos mesmos como Gerentes de Lojas” revela Larissa Silva.

Dos 11 colaboradores formados, 6 já foram promovidos antes do término do curso. Foi o caso do Rafael de Sousa, de 28 anos que é o novo Gerente da loja Fribal da Vila Cafeteira. Ele trabalha na empresa há 8 anos e já fez vários cursos internos, os quais deram um grande impulso à carreira. Casado com Caroline e pai do Gustavo Lahan, Rafael fala com emoção como foi a jornada de balconista até gerente:

“Recebi um verdadeiro presente da Fribal quando fui promovido a Gerente de loja, no último dia 23 de julho, no dia do meu aniversário. Entrei na Fribal em 2015 como balconista, e fui crescendo graças às oportunidades de capacitação que a empresa nos proporciona. Sou muito grato, pois essa foi a primeira empresa que apostou em mim e ajudou no meu desenvolvimento. Já fui açougueiro, encarregado e agora sou gerente, graças à Escola de Formação: Formando Líderes da Fribal. Com essa promoção já sonho em dar mais conforto à minha família e garantir um estudo de qualidade para o meu filho Gustavo de 5 anos” revelou emocionado.  

O Gerente Rafael lembra ainda que esse curso não teve só o foco administrativo, mas também comportamental. “Aprendemos muitas habilidades importantes, também de relacionamento interpessoal. Além de me preparar para atuar com um líder e oferecer um melhor relacionamento com minha equipe e nossos clientes, essas novas habilidades servirão também para minha vida pessoal em geral. Foi muito enriquecedor em todos os sentidos” enfatizou Rafael.

O investimento em pessoas na Fribal é uma das prioridades da gestão, que entende que, quanto melhor preparados estiverem seus colaboradores, melhores resultados operacionais serão obtidos; e o principal, o cliente Fribal terá o atendimento de alto padrão que a empresa prioriza, e uma experiência única e diferenciada em todas as lojas do Grupo Fribal. 

Muito além do sorriso e do bom tratamento ofertado ao cliente, por trás de cada colaborador da Fribal há muito investimento em capacitação e desenvolvimento interno, a exemplo desse programa da Escola de Formação.

“Nossa missão enquanto empresa prioriza o bem estar e o desenvolvimento contínuo de nossos colaboradores, e que não por acaso, internamente são denominados de Especialistas Fribal. Entendemos que a educação ajuda a empoderar as pessoas através do conhecimento e das novas habilidades que eles aprendem ao participar de um programa como esse. E melhor que buscar profissionais de fora, no mercado, preferimos dar oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreira internamente, entre as pessoas que já estão conosco e que podem mudar de cargo a medida que vão se desenvolvendo em nossos programas internos” declarou o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco Oliveira.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.