Foliões se divertem com alegria e paz no Lava Pratos de São José de Ribamar

Mais de 100 mil pessoas se divertiram com alegria e paz neste último fim de semana no tradicional Lava Pratos do município de São José de Ribamar, evento promovido pela administração do prefeito Gil Cutrim, considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país e que encerrou, oficialmente, a temporada momesca no Maranhão.

Um forte esquema de segurança, organizado em conjunto pelo governo do estado e prefeitura ribamarense, garantiu a tranquilidade dos brincantes que estiveram na orla marítima da sede da cidade no sábado (21) e domingo (22). Nenhuma ocorrência grave, de acordo com a Polícia Militar, foi registrada no circuito da folia do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen durante os dois dias da festa.

“Felizmente, a exemplo do que ocorreu ano passado, o Lava Prato foi somente alegria. O esquema de segurança funcionou bem e garantiu a tranquilidade dos foliões”, afirmou o prefeito Gil Cutrim, que participou da programação acompanhado de lideranças comunitárias e políticas da cidade, dentre elas o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), que destinou recursos de emenda de sua autoria para o Carnaval Tradicional e Lava Pratos ribamarense.

O prefeito destacou, ainda, a importância do evento como mecanismo que atrai milhares de visitantes e movimenta consideravelmente a economia do município. “São foliões de várias cidades maranhenses e de outros estados. O esquema de organização montado pela prefeitura garantiu a estas pessoas o suporte necessário para que elas viessem para a cidade e movimentassem a economia gerando renda para centenas de pessoas que trabalharam durante o Lava Pratos 2015”, disse.

Glalbert Cutrim elogiou a organização da festa e o seu sucesso de público.

De acordo com ele, o Lava Pratos de São José de Ribamar é, sem dúvida, o maior Carnaval do Maranhão e um dos maiores do Brasil.

Animação – Dezenas de artistas e bandas se apresentaram no palco da folia nos dois dias do evento.

No sábado, a programação teve início às 20h e, apesar da chuva, milhares de foliões lotaram o Parque Municipal. “O Lava Pratos é o melhor Carnaval do Maranhão. É uma festa com uma programação diversificada e com muita segurança”, afirmou a turista mineira Isabela Seixas, que prestigiou os dois dias do evento.

No domingo, como acontece tradicionalmente, a festa teve início a partir das 13h. A Avenida Gonçalves Dias, principal via da sede da cidade, esteve aberta durante todo o fim de semana e recebeu dezenas de grupos folclóricos que se deslocaram até São José de Ribamar para se despedir do Carnaval.

“O Lava Pratos é uma festa de confraternização e alegria. Todos os anos participo não apenas para me divertir, mas também para agradecer pelo Carnaval tranquilo que eu, meus familiares e amigos tivemos”, comentou o funcionário público César Fontenele, morador de São Luís e integrante da Escola Favela do Samba.

Segurança – O esquema de segurança, composto por mais de 590 homens da PM, do Corpo de Bombeiros, agentes municipais de trânsito, guardas municipais e seguranças privados, funcionou bem mais uma vez.

Barreiras de fiscalização e disciplinadoras foram montadas nas rodovias estaduais que dão acesso à sede do município, visando garantir o cumprimento da Lei Seca, e nas entradas do circuito da folia da orla marítima. Nenhuma ocorrência grave foi registrada nos dois dias do evento.

O Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes funcionaram em regime de plantão 24h com equipes médicas e frota de ambulâncias reforçadas. Nas duas unidades de saúde também não foram registrados atendimentos de casos de maior gravidade.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.