“Essa escola deixou meu coração muito feliz”, diz estudante sobre Escola Digna entregue em Tutóia

A antiga Unidade Integrada Samuel Oliveira, no povoado Ananás, no município de Tutóia, era de alvenaria e coberta de telha, mas, não tinha o menor conforto. “Era pequena, não tinha janela, era quente e tudo sujo”, disse a estudante Fabrícia de Oliveira, 11 anos. “Era muito sufocada, era pequena, era uma coisa muito fechada, escura, fazia calor”, contou o estudante Elienay Silva.

Nesta sexta-feira (19) essa história ficou para atrás. Fabrícia de Oliveira e outros 139 estudantes das comunidades de Ananás e Poço Fundo, em Tutóia, receberam, do Governo do Maranhão, uma escola novinha, estruturada e mobiliada. O município, também, recebeu, no povoado Anajá, a Unidade Integrada Francisco Alves do Nascimento.

“Essa escola nova é bonita. Tem cadeira, mesa, janela de vidro, tem ‘essas coisa toda’, que a outra não tinha. Essa escola deixou meu coração muito feliz, ele ficou batendo de alegria. Eu quero agradecer vocês que ‘fez pra nós”, afirmou Fabrícia Oliveira, emocionada.

“A gente tinha sonhos! Eu pedia todos os dias pra Deus. Eu acreditava que vinha, embora muita gente dizia que essa seria mais uma obra que ia ser abandonada. Mas, eu acreditava muito e o sentimento é de felicidade e, tenho certeza, que toda comunidade está feliz”, declarou a gestora da escola, Selma Santos.

A nova Unidade Integrada Samuel Oliveira tem 04 salas, secretaria, cozinha, quatro banheiros estruturados e um pátio amplo para recreação. A obra construída pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sintra) recebeu investimentos da ordem de R$ 511 mil beneficiando 140 estudantes.

Dignidade

A comunidade se vestiu de orgulho e fez festa para receber a escola. Diana dos Santos Veras é mãe de Iohann, de 2 anos, e está se formando em Pedagogia este ano. Lembra que, na época, que ela estudou na Unidade Escolar Samuel Oliveira, onde fez até o 5º ano.

“Nossa, era muito difícil! A estrutura era pior do que vocês estão vendo. Mas, agora, o meu filho vai poder estudar em uma escola melhor, muito mais estruturada, ele vai ter melhores condições de aprender. A gente esperava uma escola, mas, não desse jeito. Essa escola é um milagre pra nós”, disse Diana dos Santos Veras que, no próximo ano, vai matricular o pequeno Iohann, pois na escola, também, terá sala de creche.

A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Ronildo Damasceno; do secretário municipal de Educação, Joseildo Soares de Sousa; e outros gestores municipais e lideranças políticas e comunitárias do município. O Governo do Maranhão foi representado pela assessora especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosyjane Paula.

“Mais uma linda escola digna que o governador Flávio Dino entrega em Tutóia. É, de fato, um governo que concretiza sonhos pois, a partir de hoje, crianças e professores terão condições de ensinar e aprender em um ambiente digno e estarão sendo preparados para transformar seus mais diversos sonhos em realidade. Viva o Maranhão, viva à todas as crianças que representam a luz de uma sociedade mais justa”, destacou Rosyjane Paula.

O prefeito Ronildo Damasceno disse que a revitalização da escola representa o começo de uma nova história. “Hoje é um dia muito especial para essa comunidade. E, para mim, é uma felicidade muito grande estar aqui, junto com o Governo do Estado, entregando esta escola, com essa bela estrutura. O valor dessa obra vai muito além dos recursos financeiros investidos; é o valor social que representa para cada família, cada criança de Ananás. Para somar a essa obra, quero dizer a vocês que o ônibus escolar já foi comprado”.

Investimentos

Também construída no povoado Anajá, a Unidade Integrada Francisco Alves do Nascimento, tem duas salas de aula, banheiros, cozinha, além de outros ambientes. O custo da obra chegou a R$ 313.815,02.

Em abril do ano passado, o Governo do Estado entregou, em Tutoia, a Escola Digna UI Domingos Constantino de Caldas, localizada no povoado Boa Hora, e a reforma do CE Henrique Rocha, pertencente à rede estadual de ensino, localizada no povoado Barro Duro.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.