EQUATORIAL MARANHÃO DESTACA OBRAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ILHA DO AMOR

Neste ano, em que São Luís comemora seus 410 anos, a Equatorial Maranhão celebra a data com muitas ações realizadas na capital maranhense e vários projetos em andamento, que tem deixado a Ilha do Amor ainda mais bela, cheia de energia e com novidades inovadoras. 

Ao longo desses 18 anos em que a Equatorial Maranhão está sob gestão do Grupo Equatorial, diversas obras na rede elétrica vêm sendo executadas para proporcionar melhorias na qualidade do sistema elétrico que atende aos ludovicenses. Este ano, em especial, obras de interligação entre alimentadores, expansão de rede e instalação de sensores com tecnologia e modernidade para a rede agilizando processos e diminuindo o tempo de atendimento das ocorrências de falta de energia, vem sendo realizados na ilha.

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, todas as iniciativas proporcionam a São Luís crescimento e valorização do seu potencial. “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o crescimento da nossa capital, São Luís, que se desenvolve a cada dia. A energia elétrica é um fator essencial para a cidade e das pessoas. Temos muito orgulho em poder investir e fazer parte de tudo isso. Parabéns, São Luís, pelos seus 410 anos”, destacou Sérvio.

Obras de regularização de gambiarras – Mais de 1.635 clientes que vivem em áreas com ligação de energia improvisada (ligados em gambiarras), nas comunidades Marcelo Dino e Albino Soeiro, estão sendo regularizados em São Luís, com um investimento de 2,5 milhões de reais. As obras estão em andamento para trazer energia regular proporcionando segurança e qualidade de energia.

Tecnologia- Em outros pontos da ilha, a Equatorial investiu na instalação de equipamentos de proteção do sistema elétrico, que trazem mais flexibilidade, confiabilidade e rapidez no atendimento. Mais de 60 equipamentos foram instalados com o investimento de 3 milhões de reais.

Laboratório e Hub de Inovação em casarão histórico – No final deste ano a Equatorial fará a inauguração do EqtLab, um Laboratório e Hub de Inovação EQT LAB, com investimento no valor de R$ 2 milhões, que funcionará em um casarão localizando na Rua do Giz, uma das mais belas e fotografadas ruas do Centro Histórico de São Luís. A iniciativa vai incubar soluções tecnológicas do setor elétrico, e promoverá capacitação de times de desenvolvimento associados a projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) financiados pela Equatorial Energia. Estes projetos serão contratados junto a universidades públicas e privadas, além de startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Dentre os objetivos estão os de pesquisar e desenvolver soluções no setor elétrico, capacitar mão de obra especializada para inovação e transformação digital e aproximar o setor elétrico da academia, empresas e pesquisadores.

Adequação da rede de Telecom – Já nas avenidas de maior acesso como a Guajajaras, Avenida Avicênia, Litorânea, São Luís Rei de França e Jerônimo de Albuquerque, a Equatorial tem investido em adequação da rede elétrica juntamente com empresas que fazem o uso mútuo dos postes (empresas de internet, telefonia e TV a cabo) para diminuir a poluição visual trazendo melhorias para a cidade. Este projeto vem acontecendo em etapas e vai abranger outras áreas da ilha também.

Expansão de rede – Ainda este ano, o circuito elétrico da região do bairro Camboa e centro, ganhará um novo alimentador que irá beneficiar mais de 21 mil clientes, com um investimento de cerca de 1,5 milhão de reais.

Linha de Transmissão – A Subestação São Marcos, que atende os bairros Renascença, Ponta da Areia e São Marcos, recebeu investimento de mais de 1,5 milhão de reais, para a instalação de uma linha de transmissão de 69 kv, que servirá de como mais um ponto de interligação na subestação para reforçar o fornecimento com mais confiabilidade e melhor atendimento a cerca de 16 mil clientes da região. A obra será concluída ainda este ano.

Mobilidade Elétrica – a Equatorial Maranhão vem incentivando a cidade com a mobilidade elétrica (termo utilizado para definir a eletrificação dos meios de transporte, ou seja, a possibilidade de locomoção por meio de veículos movidos 100% a energia elétrica) a fim de ampliar ações de redução de danos ambientais e promover o maior contato da população com esses meios de transporte tecnológicos e sustentáveis. Em São Luís, um dos projetos voltados para esse contexto é o Eletroposto, estação de carregamento para veículos elétricos, localizado no Parque do Rangedor, que permite carregar gratuitamente motos, carros e bicicletas elétricas a partir de geradores de fontes de energia solar. Além disso, no local há também bicicletas elétricas para o lazer da população, contribuindo assim para a valorização urbana e ajudando a tornar o Parque um dos pontos de lazer mais visitados da ilha.

Responsabilidade social –  é um dos valores essenciais defendidos pela Equatorial Maranhão, a partir disso São Luís tem sido contemplada com diversos projetos de incentivo à cultura, esporte e educação, como o apoio as festividades tradicionais (São João), o patrocínio à artistas ludovicenses, Ações Esportivas do Jaracaty, o projeto Liberdade com Basquete, além dos cursos profissionalizantes como a Escola de Eletricistas e o Ecomoda para mulheres em situação de vulnerabilidade. Além do mais, através da Tarifa Social Baixa Renda muitas pessoas recebem descontos na conta de energia que as possibilita utilizar o dinheiro poupado em outros gastos mensais, ajudando a movimentar a economia de São Luís.

Pelo Futuro Todo Dia – A Equatorial Maranhão foca no contínuo crescimento do estado e desenvolvimento sustentável, trabalhando pelo amanhã e para o hoje, por meio do seu plano de investimentos e melhorias na rede de energia elétrica; ações de eficiência energética, que proporcionam benefícios com o uso de energia fotovoltaica (limpa e sustentável), dentre outras ações, com uma energia que faz com que o futuro chegue todos os dias para a cidade, sem perder sua essência histórica.  

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.