Empossado primeiro Conselho Participativo Metropolitano do Sudoeste do Maranhão

Os representantes da sociedade civil que vão compor o primeiro Conselho Participativo Metropolitano foram empossados, nesta quinta-feira (29), em solenidade realizada durante o encerramento da I Conferência Metropolitana do Sudoeste Maranhense, no Palácio do Comércio, em Imperatriz. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, representou o governador Flávio Dino no evento.

Os conselheiros terão um mandato de dois anos e ajudarão a definir as ações da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense. Clayton Noleto falou da importância dessa integração entre o Estado e a sociedade civil. “Temos encontrado no Maranhão a capacidade de buscar soluções conjuntas para os nossos problemas. É com a participação que faz uma sociedade mais justa para todos”, destacou Noleto.

O conselheiro eleito, Guilherme Maia, disse que o processo de descentralização das políticas públicas do Governo do Maranhão contribui para aproximar a população das ações promovidas pelo Estado. Ele afirmou que Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense. “E esse conselho é muito importante para que o estado avance muito mais”, afirmou.

Para o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense, Frederico Clementino Ângelo, o Conselho é uma oportunidade para atender melhor as demandas da sociedade civil organizada. “Estamos caminhando a passos largos. Vamos trabalhar juntos com os conselheiros para aproveitar ao máximo as potencialidades da nossa região”, enfatizou.

Conferência

A I Conferência Metropolitana do Sudoeste Maranhense começou na terça-feira (27) e foi encerrada nesta quinta-feira (29), em Imperatriz. No evento, os participantes debateram a importância do processo da metropolização com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Imperatriz, que comporta 22 municípios.

Os municípios de integram a Região Metropolitana de Imperatriz são Açailândia, Amarante, Buritirana, Campestre, Carolina, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Itinga, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.

Conselheiros eleitos

Américo Rocha e Davi Machado como representante dos movimentos populares; Cleiva Souza e Charlene da Silva, dos trabalhadores; Ivanilza Pereira, Luís Carlos Rosa e Edson Martins, das concessionárias públicas; Enia Zenira e Antônio Expedito Barroso, instituições universitárias; Antônio de Morais e Guilherme Maia, entidades empresariais; Marcelo Santana e Regina Célia Nobre, conselhos profissionais; e Antônio Raimundo Bezerra, Edson Silva, Ana Maria e Lindalva Lucena, Conselhos da cidade.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.