Em São Luís, LBV realiza atividades lúdicas à distância com crianças e adolescentes atendidos

Os Centros Comunitários de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, são espaços que desenvolvem atividades socioeducativas, as quais visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de prevenir situações de risco que envolvam as crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias de baixa renda. As ações também contribuem para o protagonismo dos atendidos, considerando a história de vida e as singularidades deles, por meio de atividades que despertem habilidades e potencialidades em ambientes seguros e saudáveis, onde estão protegidos do trabalho infantil, dos vícios e dos perigos das ruas, promovendo vivência de valores que integrem a família.

Para o enfrentamento da Covid-19, e seguindo as recomendações do ministério da saúde a LBV suspendeu o atendimento presencial em seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Vila Passos. Com isso surgiu um novo desafio, que é atender as crianças e adolescentes que frequentam o serviço Criança: Futuro no Presente!, a distância. Como a maioria dos atendidos não tem acesso à internet, nem celular ou computador, o esforço e criatividade estão sendo dobrados para viabilizar que todos consigam realizar as atividades propostas, a exemplo da confecção de jogos com materiais recicláveis, artesanato, pintura, colagem, atividades recreativas e outros.

Aline Rachel Frazão é educadora social da LBV em São Luís e explica o objetivo das atividades. “As atividades socioeducativas nesse momento de pandemia do covid-19, além de assegurar direitos, possui a finalidade educativa, e o resgate e fortalecimento dos vínculos familiares desses usuários, haja vista que as atividades são pensadas na participação da família. As atividades estão sendo enviadas através de grupos de transmissão (WhatsApp), e para as crianças (famílias) que não possuem acesso à internet, estamos disponibilizando as atividades impressas na instituição assim proporcionando a inclusão, o acesso a todos.”, afirma.

Nesse contexto de emergência, em que é essencial resposta rápida, os educadores e técnicos da LBV prepararam atividades bem didáticas e lúdicas que se aproximam da vivência que eles tinham na instituição, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e proporcionar momentos de reflexão e diversão diante de uma situação tão difícil que todos se encontram. Cada criança recebe as atividades impressas, além do material necessário para ser realizado em cada atividade, a exemplo de lápis para colorir, lápis para escrever, borracha, cola, tesoura, entre outros. Os responsáveis buscam as atividades 1 vez por semana na LBV, de forma alternada para não gerar aglomeração. Ao chegar no local os educadores os recebem, usando máscaras e luvas, além de manter sempre a distância.

“Durante essa pandemia estamos recebendo atividades, e eu ‘tô’ gostando muito, muito, muito mesmo, agradeço a família LBV por mandar essas atividades para eu fazer em casa”, destacou com alegria Cristiano Ronaldo de 14 anos.

Ana Valéria Santos é mãe do Cristiano Ronaldo e fala da importância das atividades para o filho. “As atividades que a LBV está dando para as crianças é de suma importância, pois as crianças não ficam ociosas em casa. Esse trabalho está sendo muito bom para o desenvolvendo social e intelectual para as crianças e adolescentes atendidos pela LBV. E eu só tenho a agradecer pelo apoio, nesse momento de pandemia não está fácil para ninguém, parabenizo a LBV em São Luís, e minha palavra é gratidão por todo trabalho que a LBV realiza, muito obrigada LBV “.

Não só neste momento, mas durante todo o ano a LBV está atenta as necessidades de seus atendidos, além das atividades, desde o mês de março a instituição vem entregando alimentos e kits de limpeza no Maranhão, a ação faz parte da Campanha LBV – SOS Calamidades, que com o apoio de diversos parceiros e colaboradores, vem beneficiando famílias que estão enfrentando, com maior impacto, os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Faça parte você também dessa corrente solidária! Como ajudar? Acesse o site www.lbv.org e faça a sua doação ou ajude com alimentos, materiais de limpeza, higiene e materiais pedagógicos, leve a sua doação no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em São Luís/MA, que está localizado na Rua Catulo da Paixão Cearense, 74, Vila Passos. Informações ligue (98) 3214-1428. Confira pelo endereço @LBV Brasil no Facebook e no Instagram as ações realizadas pela Instituição.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.