Educação Permanente do Suas é tema de debate em reunião na Sedes

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou a primeira reunião do ano do Núcleo de Educação Permanente do Suas do Maranhão (Nuep-MA). O encontro teve como objetivo discutir com os membros do colegiado as estratégias que serão utilizadas para monitorar o desenvolvimento de ações voltadas para a educação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e de agentes de controle social no Maranhão.

O Nuep-MA foi criado em 2016 com a função de aprimorar uma ampla rede de proteção social no Maranhão por meio da formação e capacitação dos assistentes sociais, gestores, conselheiros e trabalhadores dos atendimentos do Suas.

É composto por representantes de diversos órgãos como a Sedes, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Regional de Serviço Social, Sindicato de Assistentes Sociais, Fórum de Trabalhadores do Suas, Fórum de Usuários do SUS, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Maranhão (OAB-MA) e Conselho Regional de Contabilidade.

A secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar, informou que, durante a reunião com os integrantes do Nuep-MA, foram discutidos tópicos relacionados ao Plano de Trabalho, atividades executadas pelo Núcleo nos municípios e foi realizada a aprovação do calendário de reuniões para este ano.

“Esses encontros fortalecem a política de Assistência Social no Maranhão, pois neles propostas são analisadas, estratégias de trabalho são elaboradas e, principalmente, experiências são trocadas entre os integrantes do Núcleo. Um espaço privilegiado de participação e cooperação entre os envolvidos e que terá acompanhamento bimestral como forma de garantir que tudo o que está sendo proposto seja colocado em prática também”, disse Célia Salazar.

Para a superintendente de Gestão do Suas no Maranhão, Arlete de Brito Abreu, que também é membro suplente do colegiado, o Nuep-MA é um órgão plural importante para a implementação da política de Educação Permanente do Suas no estado. Por desse núcleo, serão implementadas ações de desenvolvimento de competência técnicas, aperfeiçoando a gestão e a qualidade dos serviços ofertados pela rede do Suas.

“Durante este primeiro encontro, destacamos a importância da disseminação de conhecimento direcionadas à qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial e da construção de uma de política que valorize os trabalhadores do Suas”, explicou Arlete de Brito Abreu. Ele disse é necessário, ainda, elaborar diagnósticos relacionados à necessidade de qualificação dos trabalhadores da Assistência Social, que são protagonistas no processo da garantia de direitos.

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