Detran-MA renova convênios de Operacionalização de Trânsito com as prefeituras de Santa Helena e Lago da Pedra

A diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto, recebeu, nesta quinta-feira (22), a visita dos prefeitos de Santa Helena, Zezildo Almeida Júnior e de Lago da Pedra, Laércio Arruda, para a renovação dos convênios de Operacionalização de Trânsito das cidades. Com a renovação, os municípios continuam integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e têm autonomia para a realização de ações educativas e fiscalizatórias que visam reforçar a segurança no trânsito. 

Segundo Larissa Abdalla, o Detran-MA incentiva as parcerias com os municípios por saber que a segurança viária é um trabalho que deve ser realizado em conjunto. “Quanto mais ações de educação para o trânsito acontecem nas cidades e, quanto melhor for a sinalização nas ruas e avenidas, menores são as chances de acidentes e, consequentemente, mais vidas serão salvas”, explicou.

Santa Helena está localizada na Baixada Maranhense e, segundo dados Detran-MA, possui uma frota estimada em aproximadamente 5.103 mil veículos. O município dispõe de um efetivo de 16 guardas municipais de trânsito e, com a parceria do Detran-MA, tem promovido a organização viária na região. “Renovamos a parceria e vamos continuar fortalecendo as ações de segurança no trânsito da nossa cidade”, disse o prefeito Laércio Arruda. 

Lago da Pedra, segundo dados do Detran-MA, possui uma frota estimada em 16.259 mil veículos, sendo que, aproximadamente, 75% é composto por motocicletas, principal meio de locomoção da população. O município dispõe de um efetivo de cerca de 150 guardas e agentes municipais de trânsito. Para o prefeito, Laércio Arruda, a renovação do convênio continua proporcionando ao município um trânsito mais organizado e seguro. 

“Vamos investindo em melhorias para o trânsito de Lago da Pedra. Uma cidade com trânsito organizado diminui o número de acidentes e, em consequência disso, os custos com saúde. Dessa forma, podemos melhorar a vida de todos os nossos cidadãos”, disse o prefeito.

Estiveram presentes nas reuniões, o superintendente de Trânsito de Santa Helena, Antônio Silva; o chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Helena, Renato Souza; e o assessor do prefeito de Santa Helena, Carlos Jorge. 

Novo posto

Ainda na manhã de quinta-feira (22), Larissa Abdalla recebeu o deputado estadual, Fernando Pessoa, com quem falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão em todo o Estado. Em seguida, a diretora se reuniu com a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, para tratar sobre a instalação de um Posto Avançado do Detran-MA, na região. Também participaram deste encontro, o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes e o secretário municipal de Segurança de Rosário, Getúlio Lisboa.

De acordo com a prefeita Irlahi Moraes, a instalação de um Posto Avançado será muito importante para o desenvolvimento da região. “Rosário tem um grande número de veículos e acreditamos que a instalação do posto Detran-MA facilitará a vida de muitas pessoas que moram na região”, afirmou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.