Redes Sociais

Detran-MA realiza palestra sobre prevenção de câncer de mama

Como parte da programação da Semana ‘Outubro Rosa’, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, foi realizada, na quarta-feira, 26, a palestra ‘Câncer de Mama, Previna-se’, sobre fatores de risco e diagnóstico precoce do câncer de mama para os funcionários do órgão.

A palestra ministrada pela enfermeira oncologista, Isabelle Fialho, do Hospital do Câncer Aldenora Belo, orientou e conscientizou as participantes sobre a importância da prevenção do câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, do autoexame, a observação dos sinais que a doença apresenta e a relevância de ir ao médico com regularidade. “É importante que a mulher faça o autoexame todos os meses para detectar se há algo diferente em sua mama”, ressaltou.

Durante a palestra foi possível aprender a maneira correta para fazer o autoexame e as posições físicas que oferecem um melhor resultado. Segundo a enfermeira, outra ferramenta fundamental para detectar o câncer precocemente é pela mamografia. “Quanto mais cedo o câncer for descoberto mais chance para a cura da doença”, explicou Isabelle Fialho.

A jornalista do Detran, Leny Alves, afirmou que a palestra esclareceu muitos pontos sobre a prevenção e os fatores de riscos para o desenvolvimento da doença. “Achei a palestra muito boa e agora farei o autoexame com mais detalhes, possibilitando detectar se existe algo diferente em mim”, afirmou.

No Brasil, as estatísticas sobre o câncer de mama apresentam um quadro bastante preocupante: Este ano, houve, cerca de 57 mil novos casos. No Nordeste, 11 mil novos casos, no Maranhão, 890 novos casos e, em São Luís, 240 novos casos.

A palestra orientou e conscientizou as participantes sobre a importância da prevenção do câncer. (Foto: Divulgação/Detran-MA)

A palestra orientou e conscientizou as participantes sobre a importância da prevenção do câncer. (Foto: Divulgação/Detran-MA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *