Detran-MA realiza Operação Lei Seca em Avenidas da capital

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), deu continuidade, neste fim de semana, as blitzen da Operação Lei Seca em São Luís. As ações aconteceram, na sexta-feira (16), no sábado (17) e no domingo (18), nas Avenidas São Luís Rei de França, Holandeses e Vale do Rio Pimenta, respectivamente. 

As blitzen têm como objetivo reduzir o número de acidentes e salvar vidas, conscientizando a população e autuando condutores que dirigem sobre o efeito de bebidas alcoólicas. Neste fim de semana, segundo dados da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, foram realizadas 332 abordagens a veículos, 294 testes do etilômetro, 38 recusas e 14 autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

Durante as operações fiscalizatórias, as equipes de Educação para o Trânsito do Detran-MA promoveram ações educativas para condutores e passageiros de veículos, distribuindo material informativo sobre segurança no trânsito e alertando sobre os perigos da mistura de álcool e direção veicular.

De acordo com o chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou as ações do fim de semana, as Operações vem registrando mudanças positivas no comportamento dos condutores. “Muitos que são abordados relatam que ao saírem estão utilizando táxi, uber ou carona com algum amigo. As operações estão inibindo o uso da direção em conjunto com a bebida alcoólica. Nosso maior objetivo está sendo alcançado, a conscientização e a preservação da vida”, ressaltou.

É o caso do estudante Geraldo Costa Nascimento, que não ingere bebida alcoólica e sempre é eleito o “anjo” dos amigos. “Saímos para nos divertir e como não bebo, ele já veio de carona comigo, exatamente para não dirigir. Acho muito legal poder colaborar na segurança dos meus amigos”, declarou.

O empresário Carlos André Cardoso Duarte ressaltou a importância da blitz fiscalizatória para a sociedade. “A Lei Seca é muito eficaz para evitar acidentes, causados pela irresponsabilidade de alguns motoristas. Hoje o que se percebe é a cautela das pessoas quando o assunto é a mistura da direção e a bebida alcoólica”, disse.

De acordo com o capitão do BPRv, Alejandro Moucherek Jaldin, a união entre a fiscalização e educação contribui para a eficácia da operação. “O maior objetivo da Operação Lei Seca é salvar vidas. E a parceria entre a PMMA e o Detran-MA busca exatamente isso, por meio da conscientização e da inibição do uso da direção após a ingestão de bebida alcoólica”, afirmou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.