Detran-MA realiza ações educativas na Avenida Litorânea e na Feirinha São Luís

A equipe de educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) esteve no domingo (6), na Feirinha São Luís da Praça Benedito Leite, para realizar mais uma ação do Programa Direção Certa, com o objetivo de conscientizar condutores e passageiros de veículos sobre suas responsabilidades no trânsito e sobre os perigos de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas. A ação também aconteceu na sexta-feira (4), na Avenida Litorânea.

A ação educativa faz parte da Operação Férias em Trânsito, que durante o período das férias busca orientar a população para adotar atitudes corretas no trânsito. Durante a ação foram distribuídos ventarolas, panfletos educativos e a revista da Turma da Mônica, dirigida ao público infantil, que traz mensagens sobre segurança no trânsito.

O público presente foi convidado para fazer o teste do etilômetro e tirar dúvidas sobre o equipamento utilizado nas blitzen de fiscalização. De acordo com o assistente de trânsito e coordenador da equipe, Rubens Calmon, a ação teve um caráter educativo e com foco na Lei Seca.

“A ação é educativa e, apesar de mostrar ao público como funciona o teste do etilômetro, busca esclarecer o que poderá acontecer se o motorista for pego em uma fiscalização, após o uso de álcool, e os riscos que esta atitude pode causar para a sua vida e a vida de outras pessoas”, explicou.

Para a advogada Luciana Cutrim, a ação de demostrar como funciona o teste do etilômetro é muito importante, pois alerta a população para os perigos de dirigir após o uso de álcool. “Reconheço a importância da ação do Detran-MA. Ela vem conscientizar as pessoas para agir corretamente com as leis de trânsito”, ressaltou.

O comerciante Ricardo Mendes disse que costuma levar a família à Feirinha São Luís, interessado, principalmente, nas comidas típicas e nos shows oferecidos na programação do evento. “Nunca fui parado em uma blitz, mas aproveitei para fazer o bafômetro e ver como ele funciona. Sei que a principal mensagem é se você for beber, não dirija”, afirmou.

Litorânea

Na sexta-feira, a equipe do Direção Certa realizou ações em bares e restaurantes da Avenida Litorânea. A iniciativa também integra as atividades da campanha Férias em Trânsito.

A educadora do Detran-MA, Vanessa Espíndola, explicou que além do cumprimento à legislação de trânsito, o público precisa entender que as consequências dos acidentes de trânsito podem ser piores que as multas.

“Quando você escolhe beber e dirigir, aumenta muito o risco de causar um acidente que pode acabar não apenas com a vida do condutor, mas como a vida de outras pessoas. O sofrimento não é apenas material, é pra vida toda”, ressaltou.

A funcionária pública, Luanny Freire, recebeu as orientações da equipe do Departamento e aprovou o trabalho dos educadores. “Meu pai é cadeirante, entendo o quanto é necessário respeitar o trânsito. Todas às vezes que saio faço questão de ser o anjo da turma, quando decido beber um pouco sempre escolho o táxi ou Uber para voltar para casa em segurança”, disse.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.