Detran-MA promove ações educativas para as mulheres

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) programou uma série de ações para o Dia Internacional da Mulher. A ideia foi sensibilizar as condutoras para que sejam propagadoras da cultura da paz no trânsito. As atividades, desenvolvidas pela Coordenação de Educação para o Trânsito, tiveram a parceria da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio da Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV Ind.).

Os servidores foram às ruas abordar as condutoras nas faixas de pedestres. Foram entregues rosas brancas, um símbolo da paz que, também, serviu de homenagem. Durante as abordagens, foram distribuídos os adesivos com o slogan: “Mulher na direção, segurança em ação”. A coordenadora de Educação para o Trânsito, Rosetânia de Farias, explicou que o adesivo destaca a presença feminina no trânsito.  Ela informou que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a cada 100 condutores que morrem em acidentes, 97 são homens, somente três são mulheres. “As condutoras são promotoras da paz no trânsito”.

Condutora experiente, a aposentada Maria Luiza pediu que a educadora que conversou com ela na ação colocasse o adesivo no vidro da frente do carro. “Eu dirijo há 30 anos e nunca bati o carro. Sempre lembro as pessoas de manterem uma distância segura dos demais veículos no trânsito, e não abusarem da velocidade. A mudança na conduta pode evitar acidentes”, revelou.

Em São Luís, as ações educativas com as condutoras ocorreram nas Avenidas Colares Moreira, Vitorino Freire, Jerônimo de Albuquerque e Holandeses. Na sede do Detran-MA, adesivos também foram entregues às mulheres que procuraram atendimento.

No Maranhão, as mulheres cometem quatro vezes menos infrações que os homens. De acordo com o levantamento feito na base de dados do Detran-MA, elas são responsáveis por uma média de 25% do total de infrações. Em fevereiro, de 3.281 multas aplicadas, apenas 755 foram atribuídas ao público feminino, o que representa 23%. “Em todos os espaços ocupados pela mulher a sua presença é sempre um ponto de pacificação e determinação, inclusive no trânsito”, destaca a diretora Geral do Detran MA , Larissa Abdalla.

Fonte: Governo do Estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.