Detran-MA promove ações educativas em escola de São Luís

Fonte: Detran

“Para ter segurança no trânsito é preciso atravessar a rua na faixa de pedestre, usar o cinto e não deixar o papai usar o celular enquanto dirige”. Estas foram as palavras da Marina Mesquita, 5 anos, aluna do Infantil I, da Escola Crescimento em São Luís, durante ação educativa promovida pela equipe de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), nesta sexta-feira (23), na Unidade Calhau da Escola. Na quinta-feira (22), a ação aconteceu na unidade do Renascença. 

Duas lições básicas no trânsito para condutores e pedestres: Educação e respeito foram enfatizadas para mais de 500 alunos, de 1 a 5 anos de idade, que participaram das ações durante os dois dias sob o comando do Palhaço Sinaleiro e da fadinha do trânsito “Bibi”, personagens do grupo de Artes do Detran-MA, Transitarte. 

As crianças se divertiram e aprenderam mais sobre o trânsito no circuito da Transitolândia, respondendo perguntas básicas de segurança. A coordenadora da Educação Infantil da Escola Crescimento, Inayara Alves, disse que a ação do Detran-MA reforçou, de forma divertida, os conhecimentos sobre o tema trânsito que são abordados de forma permanente na escola. 

“Segurança e educação no trânsito são temas de aulas, ações e eventos realizados na escola durante todo o ano. Nós trabalhamos a conscientização e o respeito no trânsito através das crianças que são multiplicadores das atitudes preventivas”, explicou à coordenadora. 

O educador do Detran-MA, Jimison César, intérprete do palhaço Sinaleiro, ressaltou a importância de educar o público infantil sobre o trânsito. “O nosso trabalho nas escolas é contínuo. Trabalhar a educação é semear frutos. Hoje essas crianças ajudam a conscientizar amigos e familiares com o que absorvem de ações como estas, e se preparam para serem condutores responsáveis no futuro”, destacou o educador. 

Cristiano Damasceno, 3 anos, aluno do Maternal II, se divertiu e aprendeu bastante sobre o trânsito. O aluno respondeu para o palhaço Sinaleiro que a primeira coisa a se fazer quando entrar no carro é sentar na cadeirinha e colocar o cinto de segurança.

Anexos

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.