Corpo de Bombeiros capacita mais uma turma no Curso de Salvamentos Especiais

Com o encerramento do ano de 2017, mais uma turma de militares finaliza o Curso de Salvamentos Especiais (CSEsp) no Maranhão. Considerado o curso mais intenso da corporação, o CSEsp engloba diversos módulos operacionais da área bombeirística. Os “Águias”, como são chamados os concludentes, vivenciam instruções em situações extremas de socorro durante cinco meses, em diversos cenários de resgate.

A turma ECHO representa a quinta edição do CSEsp no Maranhão e foi iniciada com 27 militares em julho. Após uma árdua rotina de instruções, encerrou, nesta semana, com 16 alunos aptos a receberem o tão sonhado brevê.

Corpo de Bombeiros capacita mais uma turma no Curso de Salvamentos Especiais. (Foto: Divulgação)

Corpo de Bombeiros capacita mais uma turma no Curso de Salvamentos Especiais. (Foto: Divulgação)

A rotina desses militares incluiu instruções nos seguintes módulos: Atendimento Pré-hospitalar (A.P.H.); Salvamento Aquático; Mergulho de Resgate; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (B.R.E.C.); Laboratório de Fenômenos Extremos do Fogo; Salvamento Veicular; Salvamento em Altura; Resgate em Ambiente Confinado; Sobrevivência no Mar e Salvamento em Áreas Inóspitas.

Novas técnicas de resgate, em diferentes situações, foram aprendidas através de exercícios que sempre combinavam esforço físico e stress psicológico, exigindo cada vez mais concentração diante do aumento do nível de dificuldade nas operações.

Simulações de atividades de salvamento, dos mais delicados tipos, é uma marca do CSEsp e tem o intuito tornar o bombeiro ainda mais preparado para solucionar as ocorrências diárias.

Segundo o tenente-coronel Robson Leandro Gomes, coordenador do CSEsp, além do aprofundamento na capacitação profissional, o curso implementa a proposta de aprimoramento do comportamento do militar, estimulando-o a ser cada vez mais cuidadoso com o seu equipamento e dedicado ao serviço operacional.

“Os objetivos centrais do curso são a ampliação da experiência operacional nas mais diversas atividades de resgate em que o bombeiro atua, e o fortalecimento da ideia de compromisso e disposição com o serviço realizado no dia a dia”, comentou.

Corpo de Bombeiros capacita mais uma turma no Curso de Salvamentos Especiais. (Foto: Divulgação)

Corpo de Bombeiros capacita mais uma turma no Curso de Salvamentos Especiais. (Foto: Divulgação)

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, a conclusão de mais uma edição do é fruto do empenho da corporação em buscar a capacitação operacional de seus militares.

“Sempre nos esforçaremos para buscar o aperfeiçoamento contínuo dos nossos bombeiros, assim, aprimorando as atividades operacionais e, consequentemente, deixando a nossa instituição cada vez mais preparada para servir a população maranhense”, afirmou.

Após cinco meses de treinamento intenso, os 16 alunos da turma ECHO já comemoram o sucesso do aprendizado, levando aos seus quartéis de origem muito conhecimento e disposição para o trabalho diário.

“Posso afirmar que participar do CSEsp tem sido uma grande oportunidade de qualificação profissional em diversas áreas do salvamento e, sem dúvidas, um divisor de águas na minha carreira de bombeiro. Os momentos difíceis que passamos no curso servirão como experiências de fortalecimento profissional e equilíbrio psicológico durante o atendimento às diversas ocorrências daqui pra frente”, afirmou o soldado BM Dos Anjos, concludente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte: governo do estado

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.