Congresso adere à campanha do “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata

Deputados e senadores lançaram, nessa segunda-feira (4), no Congresso Nacional, a campanha “Novembro Azul” de combate ao câncer de próstata. Uma sessão solene promoveu, no Senado, o debate sobre a necessidade de os homens procurarem as unidades de saúde para fazer exames preventivos da doença. A sessão durou cerca de uma hora e meia e terminou com o acender de luzes azuis que tingiram temporariamente a fachada do do Congresso Nacional.

 

No Rio de Janeiro, edifícios e monumentos públicos, como Igreja da Penha, na Zona Norte da cidade, estão sendo iluminados de azul. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

 

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a necessidade de avaliação periódica do médico especializado. Quando o tumor cresce, ele pode provocar sintomas como a necessidade urgente de urinar a todo instante, mas alguns pacientes podem nunca sentir nada. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que um em cada seis homens terá câncer de próstata. Estima-se que 90% dos homens diagnosticados já estão com a fase avançada da doença. Em 2012, a doença atingiu 60 mil pessoas.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.