Comunidades são beneficiadas com a finalização de novas unidades escolares

Treze comunidades localizadas em vários municípios do Maranhão, incluindo áreas indígenas, estão comemorando as novas unidades escolares concluídas do Programa Escola Digna. A ação, do Governo do Maranhão, é realizada por meio de parceria entre as secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc). 

A proposta do Governo do Maranhão, após levantar os dados da realidade estrutural das escolas, nos municípios e povoados, foi realizar uma série de mudanças que vão desde o espaço até a mobília utilizada. As equipes de engenharia da Sinfra realizaram um trabalho intensivo para que as unidades pudessem ter toda a estrutura com a qualidade que as comunidades merecem. Em várias localidades, as crianças estudavam praticamente a céu aberto, sem banheiro e nenhum tipo de higiene ou segurança 

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, reforçou que, o investimento, de R$ 8 milhões, feito pelo Governo do Estado em todas as obras concluídas, este ano, já tem refletido na atuação dos professores e alunos, melhorando a qualidade de ensino.

“Temos visto, por onde temos passado, a realidade de transformação que as novas estruturas causam na rotina de alunos e professores. São novos projetos implantados, porque os professores podem contar com uma estrutura adequada. É isso que estamos fazendo, estamos trabalhando para que a educação maranhense alcance os melhores resultados”, afirmou o secretário. 

Novas entregas

Só no início deste ano, a Sinfra já realizou a entrega de nove unidades no interior do estado. Na região Tocantina, os alunos das aldeias indígenas dos municípios de Amarante e Arame foram beneficiados com unidades totalmente reestruturadas e adaptadas à cultura local. Estudantes e professores das aldeias Jacaré, Abraão e Juçaral estão em festa com os novos prédios. 

A coordenadora pedagógica, Fabiana Guajajara, ressalta a importância da obra para a comunidade da região. “Eu gostaria de agradecer o governador Flávio Dino e toda sua equipe por essa importante obra feita na aldeia Juçaral, pois irá trazer melhor qualidade no atendimento aos nossos alunos e incentivo aos professores. Estou muito feliz em receber essa escola pois é de fundamental importância para o futuro dessas crianças”, disse.

Unidades concluídas

As obras estão sendo finalizadas em unidades nos municípios de Matões do Norte, Governador Newton Bello (02 unidades), Conceição do Lago-Açu, Marajá do Sena (03), Amarante do Maranhão, Montes Altos, Turiaçu, Penalva, Santa Quitéria do Maranhão, Serrano do Maranhão, Governador Newton Bello e Barra do Corda.

Fonte: Sinfra

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.