Com R$ 21 milhões investidos, Rua Digna chega a 22 cidades do Maranhão

Com investimentos de R$ 21 milhões, o Mutirão Rua Digna tem levado pavimentação, qualidade de vida, o fim de lama e poeira e também empregos para os bairros e comunidades onde é executado.

Construídas pelos moradores, as obras do programa do Governo do Estado já chegam a 22 municípios, beneficiando também povoados nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“A maioria dos projetos está em fase de conclusão, com a primeira etapa realizada. Todas as ruas serão concluídas porque trabalhamos com obras pré-pagas, em que os recursos são liberados por etapa e se exige a comprovação da qualidade do que foi executado pelas associações”, explica o secretário de Trabalho e Economia Solidária (Setres), Hernando Macedo.

Em todo o estado, a Setres coordena os trabalhos do mutirão Rua Digna em 22 municípios: os quatro da Grande Ilha e outros 18 incluídos no programa de elevação do Índice de Desenvolvimento Humano, o Mais IDH.

Na Grande Ilha, 88 projetos estão em execução. São 222 ruas onde nunca existiu asfalto recebendo a pavimentação de blocos de concreto. Já nos municípios do Mais IDH, são 34 projetos que incluem tanto ruas nas sedes dos municípios como povoados inteiros.

“Na Grande Ilha, já temos 27 projetos concluídos. Nos outros, há projetos que estão indo para segunda e terceira etapa dos repasses; e estão em fase de conclusão já”, diz a coordenadora do Mutirão, Daniella Goes.

“A grande força desse projeto é que a própria comunidade executa através da associação, que convoca localmente os trabalhadores. E a resposta sempre é muito positiva, há uma valorização da rua, das casas, os moradores passam a ter cuidado”, afirma Daniella.

Atualmente, os municípios beneficiados pelo Mutirão Rua Digna são, na Grande Ilha, São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar; no interior do estado, Água Doce do Maranhão, Amapá do Maranhão, Araioses, Arame, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Marajá do Sena, Governador Newton Bello, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão, São Roberto, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, Serrano do Maranhão e Satubinha.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.