Com apoio a eventos, Seinc promove indústria de cerveja artesanal no Maranhão

Não é de hoje que as cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais o mercado em todo o país. No Maranhão, a produção está em crescimento e vários eventos para consumo da bebida mostram que está mais popular do que nunca.

Já há nove cervejarias artesanais no estado, nas cidades de Caxias, Imperatriz, Paço do Lumiar e São Luís. Também há as chamadas ciganas, quando o cervejeiro desenvolve a fórmula, mas não tem estrutura para produzir, então aluga a estrutura de outra cervejaria artesanal para desenvolver a produção.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) tem apoiado eventos do segmento, como Oktoberfest Maranhão, St Patricks Day e Festival de Cervejas Artesanais do Maranhão, com o intuito de apresentar o produto aos maranhenses, além de fomentar e incentivar a produção de cervejas artesanais no estado.

“Nosso apoio é no sentido de contribui para o crescimento da cadeia. A produção está se expandindo no Maranhão, e nossa proposta é fazer com que a produção de cerveja artesanal no estado cresça mais, o que impacta diretamente na geração de novos negócios, emprego e renda. Os eventos podem, inclusive, colocar o Maranhão na rota do turismo cervejeiro”, explica o secretário da Seinc, Simplício Araújo.

O apoio aos eventos oriundos da cadeia da cerveja artesanal, segundo o empresário do ramo, Alessandro Maia, foi fundamental para a realização dos eventos, já que a sociedade maranhense ainda não estava habituada com o produto. “Como é um produto ainda novo no Maranhão, o apoio da Seinc foi fundamental, pois movimenta a gastronomia local, movimenta o faturamento das cervejarias, impactando diretamente no aumento da produção e na geração de emprego e renda”, ressalta.

Alessandro também reforça que os eventos são portas de entrada para o Maranhão entrar na rota do turismo cervejeiro, o que já acontece em várias cidades do país. E que o crescimento das cervejarias no estado tem atraído a comunidade acadêmica. “Recebemos visitas de vários cursos, técnicos e de ensino superior nas cervejarias, o que mostra não só a qualidade, mas o crescimento da produção”, disse.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.