O prêmio está dividido em três categorias: Selo Diamante, Ouro e Prata.
O lançamento do Prêmio Unidade Destaque em Produtividade, realizado nesta sexta-feira (27/9), evidenciou a importância da produtividade aliada à humanização dos magistrados(as) e servidores(as). Em seu discurso de abertura do evento, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, enfatizou a relevância do planejamento e da prospecção de dados, destacando a necessidade de traçar soluções para que o Sistema de Justiça seja a resposta que o cidadão espera.
A juíza coordenadora do Planejamento Estratégico da Corregedoria Geral de Justiça, Kariny Reis, falou sobre a iniciativa e seu objetivo de aprimorar a prestação do serviço jurisdicional. “Que possamos, neste momento, reconhecer a nossa importância. Cada um de nós é extremamente relevante na nossa esfera de atuação. Quando paramos para pensar no que cada um pode fazer pela sociedade, e unimos nossas forças, utilizando os recursos disponíveis para fazer o nosso melhor, grandes coisas acontecem”, afirmou. Além disso, a juíza destacou que iniciativas como a do prêmio, que incentivam e valorizam cada membro da equipe, auxiliarão a jornada rumo à excelência.
O desembargador Raimundo Bogea, que compôs a mesa de abertura do evento, elogiou a dinâmica da iniciativa e a considerou surpreendente. “A produtividade é necessária, mas a qualidade também. Nunca se esqueçam da qualidade”, disse.
Nesse sentido, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos(as) juízes(as) presentes nas unidades jurisdicionais em todo o Maranhão e a relevância de conhecer de perto a realidade das comarcas, para que suas particularidades possam ser compreendidas, contribuindo para uma maior precisão nos resultados traçados.
Também compuseram a mesa de honra do evento: a desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, diretora da ESMAM; a desembargadora Marcia Cristina Coêlho Chaves, representante do Grupo Maria Firmina; a desembargadora Maria do Socorro Mendonça Carneiro; a procuradora de Justiça Marileia Campo; e o juiz Holídice Cantanhede Barros, presidente da AMMA.
PALESTRA
A palestra “Gestão Judicial Estratégica: Construindo Unidades de Alta Performance”, realizada pela juíza auxiliar em entrância final, Jaqueline Reis Caracas, abordou princípios de gestão e solução de problemas. Na ocasião, a palestrante comparou o Poder Judiciário a uma orquestra que requer harmonia entre todos os seus componentes, ressaltando que a gestão da equipe precisa ser humanizada e colaborativa, o que impacta diretamente nos resultados positivos e na construção coletiva.
PRÊMIO UNIDADE DESTAQUE
Instituído pelo Provimento 41, de 20/08/2024, o Prêmio Unidade Destaque em Produtividade tem o objetivo de reconhecer a excelência nas Varas, Juizados Especiais, Turmas Recursais e CEJUSCs do Estado. O prêmio está dividido em três categorias: Selo Diamante, Ouro e Prata, conforme os requisitos de pontuação estabelecidos no Provimento.
A avaliação das unidades será realizada com base nos indicadores de desempenho, e o período de apuração será de 1º de agosto de 2024 a 31 de julho de 2025.