Casos de coronavírus passam de 100 mil no mundo, 80% estão na China

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (6) pela universidade norte-americana Johns Hopkins mostrou que o número de infecções causadas pelo novo coronavírus chegou a 100.347 em todo o mundo.

A China continua sendo o país com o maior número de casos registrados, são 80.710 até o momento. A maior parte deles está concentrada na província de Hubei, que nas últimas 24h não registrou nenhum novo caso de Covid-19; é a primeira vez desde o início do surto.

O vice-secretário geral do Conselho de Estado da China, Ding Xiangyang, afirmou em entrevista coletiva que o inverno passou e que o dia que todos estão esperando ansiosamente não estaria muito longe, de acordo com a Reuters.

Coreia do Sul, Irã e Itália são os três países que mais registraram casos de infecção por Covid-19 fora da China, até o momento, mais de 80 países confirmaram casos de novo coronavírus. Na América Latina, Brasil, Argentina, México, Chile, Equador, República Dominicana e Peru já têm registros da doença.

Mais de 100 casos em 1 dia

O número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 na Alemanha subiu para 349 na manhã desta quinta-feira (5), contra 240 na manhã do dia anterior, segundo divulgou o Instituto Robert Koch (RKI), ou seja, o país registrou mais de 100 novos casos num único dia.

“O número de casos [no país] vai continuar crescendo”, disse Lothar Wielero, presidente do RKI, agência de controle e prevenção de doenças do governo alemão.

Como está a situação até às 12h00 desta sexta:

  • China confirmou 80.556 casos de coronavírus e 3.045 mortes (incluindo 2 em Hong Kong e 1 em Taiwan)
  • Hubei, pela primeira vez, não tem novos casos de Covid-19 desde o início do surto.
  • Fora da China são 19.774 casos confirmados e mais de 260 mortes, segundo a OMS
  • Peru confirmou 1º caso de novo coronavírus; sétimo país da América Latina
  • Coreia do Sul tem 309 novos casos de coronavírus. Total vai a 6.593 casos confirmados e 42 mortes
  • Itália registrou 41 novas mortes em um único dia, elevando o total para 148. Há mais de 3,8 mil casos confirmados no país
  • França tem 577 casos confirmados de Covid-19 e registrou 9 mortes pela doença desde o início do surto
  • Irã tem até o momento 124 mortes e ao menos 4.747 casos confirmados da doença
  • Mais países relataram casos da doença: Sérvia, Vaticano, Camarões e Butão
  • Vacina contra coronavírus pode ser testada a partir de abril, segundo autoridades chinesas

Primeiros casos

O Peru confirmou nesta sexta-feira (6) seu primeiro caso de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Segundo autoridades locais, o paciente é um homem de 25 anos que tem histórico de viagens pela Espanha, França e República Tcheca.

O Vaticano, cidade-estado cercada por Roma, anunciou na sexta o primeiro caso do novo coronavírus em seu território. A contaminação leva a doença para o coração da Itália, país mais atingido pelo surto na Europa, onde mais de 140 pessoas já morreram.

A Santa Sé está estudando novas medidas de precaução a serem estabelecidas nos próximos dias, principalmente em relação às atividades do Papa Francisco, para impedir a propagação do Covid-19. A imprensa italiana afirmou que o pontífice chegou a fazer o teste para a doença, mas o resultado foi negativo.

Nesta sexta, o ministro da Saúde da Sérvia também registou o seu primeiro caso positivo do Covid-19. A Holanda anunciou a primeira morte pelo novo coronavírus. O homem de 86 anos morreu na cidade portuária de Rotterdam. O país já registrou mais de 80 casos da doença. No Togo, as autoridades locais confirmaram o primeiro caso da doença.

Casos em navios

O Cruzeiro Grand Princess, que foi banido de atracar na Califórnia após uma morte por coronavírus, começou a testar passageiros nesta sexta. Enquanto isso, no Egito, o ministro da Saúde informou que há 12 casos confirmados à bordo de uma embarcação que viajava entre Aswan e Luxor.

Fonte: G1

Foto: Reprodução

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.