Campanha de vacinação de HPV e Meningite encerra nesta sexta

A campanha de vacinação no Maranhão contra HPV e meningite C encerra na próxima sexta-feira (27). Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está convocando meninos e meninas de 9 a 14 anos que ainda não receberam a imunização a procurar um posto de saúde.

Este ano, a SES já distribuiu 148.413 frascos da vacina contra meningite C e 106.684 frascos contra HPV. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a vacina meningite C deve ser ministrada em adolescentes de 11 a 14 anos de ambos os gêneros.

Foram dois meses de divulgação e ações para estimular pais e adolescentes a procurarem uma unidade de saúde. A campanha de sensibilização finaliza nesta sexta-feira, contudo as duas vacinas permanecem disponíveis a este público em todos os postos de saúde dos municípios.

A superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Graça Lírio, destacou o aumento na procura pelo insumo no período da campanha e reforçou a importância dos pais levarem seus filhos adolescentes para imunização.

“Os pais têm que ter o mesmo cuidado que têm com o calendário infantil. O impacto, no caso da meningite, é imediato. Para o HPV o impacto maior será em cinco ou 10 anos, quando verificarmos a queda nas ocorrências de cânceres relacionados ao HPV. Eles crescerão protegidos”, diz.

Um dos desafios que a campanha enfrenta é a resistência dos pais e responsáveis à vacina de HPV. “Não interessa se o adolescente tem vida sexual ou não. Interessa que ele estará protegido na vida adulta. Agora, a proteção só existe se ele tomar as duas doses – a segunda é dada 6 meses após a primeira dose”, destaca Graça Lírio.

A vacina contra meningite para adolescentes é recente, mas para crianças está no calendário desde 2010.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.