Câmara homenageia os 20 anos de criação da Guarda Municipal de São Luís

Em atendimento a uma proposição do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), a Câmara Municipal de São Luís prestou homenagem à Guarda Municipal de São Luís pelos seus 20 anos de criação, na manhã desta quarta-feira (5).

Durante a solenidade, também foi apresentado um vídeo institucional sobre o órgão e entregues diversas placas, alusivas à data, a ex-comandantes da Guarda Municipal, ao ex-governador Jackson Lago e ao prefeito João Castelo. 

A Guarda Municipal de São Luís foi criada em 1989, por ato do então prefeito Jackson Lago, com a missão de contribuir para a melhoria da segurança pública municipal, promovendo a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, coordenando a defesa civil no âmbito municipal e participando de ações articuladas com os órgãos competentes, tendo por finalidade a preservação do bem-estar social e a segurança dos cidadãos.

“Passaram-se 20 anos, hoje a corporação possui um contingente de 504 guardas, divididos em 5 grupamentos que cuidam do patrimônio, ações comunitárias, segurança escolar, apoio do turismo e proteção ambiental, e a Superintendência de Defesa Civil, que presta relevantes serviços no combate às calamidade públicas, a exemplo da que vivemos recentemente em nossa cidade em virtude do rigoroso inverno por que passamos”, relatou Ivaldo Rodrigues em seu pronunciamento. “A prefeitura de São Luís, hoje governada pelo prefeito João Castelo, está fazendo a sua parte. Recentemente, aprovamos nesta Casa o projeto do Executivo que criou a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, da qual a Guarda passou a ser subordinada, com intuito de garantir maiores investimentos para a segurança pública municipal”, informou o vereador pedetista. 

Ao final da solenidade, o Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Luís Carlos Magalhães, declarou em seu discurso: “As instituições são construídas pelas pessoas que participam delas. E não só os gestores participam das instituições. Os integrantes das instituições são a Instituição. As senhoras e os senhores são todos representantes do poder municipal, operadores de segurança pública no município. É nesse diapasão que o prefeito João Castelo tomou a decisão de fazer a parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e criar o Selo Comemorativo dos 20 anos de Fundação da Guarda Municipal, que foi lançado exatamente no dia 6 de julho de 2009, data de sua criação por esta Casa. É uma grande honra estar aqui caminhando em uma estrada que foi construída não por mim, mas por todas as senhoras e senhores”.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.