BRK Destaca a relação entre as questões ambientais e Serviços de saneamento

A concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em São José de Ribamar e Paço do Lumiar reforça a importância da preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais

Junho é o mês mundial do Meio Ambiente. A data de 05 de junho foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais.

A preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e a BRK destaca a importância de ações voltadas às questões ambientais, que ligadas aos avanços dos indicadores de saneamento, transformam e impactam na qualidade de vida e saúde da população.

Neste ano, o tema lançado pela ONU para a Semana do Meio Ambiente é “Uma Só Terra” e tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza. E a concessionária aproveita o tema para reforçar os programas socioambientais que pratica tanto internamente, no incentivo de seus funcionários, quanto na sensibilização das comunidades em que atua.

Dos 20 programas sociais da BRK no Maranhão, onze deles falam diretamente com a preservação do meio ambiente, conscientização e educação ambiental. O Designer Sustentável e o Cozinha Sustentável, são cursos de capacitação oferecidos pela BRK em parceria com o sistema FIEMA, com o objetivo de trabalhar com resíduos que seriam descartados, alguns de forma a agredir o meio ambiente. No Designer as alunas aprendem a transformar resíduos em artesanato, como caixas de leite que viram bolsas tipo carteira, e no Cozinha o foco é a utilização de resto de alimentos que ganham novo significado em receitas, como o bolo de casca de abóbora, por exemplo.

Voltado para as crianças, o Patrulha Ambiental apresenta aos alunos do ensino fundamental noções de educação ambiental por meio de uma programação com atividades lúdicas a respeito do meio ambiente e boas práticas sustentáveis.

Já o GrafitArte traz uma solução como combate à pichação e a depredação do patrimônio público e privado por meio de intervenções artísticas utilizando o grafite como arte e no combate à poluição visual.

Em parceria com a Rede Asta, a BRK traz como novidade do seu portfólio de projetos sociais, o Mulheres Mais Renda, produção e distribuição de absorventes de tecido reutilizáveis e promoção de geração de renda para costureiras em bairros de alta vulnerabilidade nos dois municípios em que atua. A distribuição dos absorventes será feita para mulheres e adolescentes em comunidades vulneráveis, trazendo o benefício da inclusão social, o empreendedorismo das costureiras, aliado à preocupação com o meio ambiente, uma vez que os absorventes plásticos são, muitas vezes, descartados em vasos sanitários causando o entupimento e extravasamento da rede de esgoto.

Internamente, através do seu departamento de Meio Ambiente, a BRK trabalha diversas ações internas com o objetivo de formar seus funcionários em cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta. Um dos projetos é a campanha “Uma pilha a menos”, que tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de pilhas e o reuso da água dos sistemas de refrigeração em seu centro operacional que coleta e armazena a água proveniente das condensadoras de ar-condicionado para ser utilizada em lavagem de veículos e limpeza de área externa, reduzindo o desperdício de água, incentivando o consumo consciente e inibindo o acúmulo de água como proliferação de vetores.

“O saneamento básico está intrinsicamente ligado à preservação do meio ambiente. A relação entre ambos demonstra a necessidade de promover transformações e a necessidade de se viver de forma sustentável, com consciência e responsabilidade socioambiental” ressalta Amanda Cardoso, responsável pela área Social da BRK no Maranhão.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.