Balsas: Obras do Governo do Estado beneficiam balsenses no aniversário de 99 anos da cidade

A população balsense tem mais motivos para comemorar neste dia 22 de março, aniversário de 99 de Balsas. É que nos últimos dois anos, o Governo do Estado vem investindo na infraestrutura da cidade, reformando e construindo prédios como o Centro de Ensino Padre Fábio Bertagnollio, do 4º Batalhão da Polícia Militar e de avenidas como a Avenida do Contorno, todos entregues por essa gestão depois de anos de abandono da região.

MA -140 Anel da Soja sendo beneficiada pelo programa Mais Asfalto. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

MA -140 Anel da Soja sendo beneficiada pelo programa Mais Asfalto. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

“O Governador Flávio Dino reconhece a importância econômica, política e social da cidade de Balsas, por isso nós olhamos para Balsas com muito carinho. O Governo realiza um conjunto robusto de investimentos para esta cidade, que vão desde a reforma de escolas à manutenção de estradas. E é com muita satisfação que realizamos esse grande trabalho e anunciamos que vamos continuar realizando obras que ajudem a melhorar a qualidade de vida dos balsenses”, disse o secretário estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Dentre as obras já entregues, a pavimentação de vias urbanas em área asfáltica usinada a quente (AAUQ) somam 69 mil m² de extensão e um investimento de R$ 2.505.519,87. Foram mais de 92 mil pessoas beneficiadas pelo Programa ‘Mais Asfalto’.

Apesar da forte crise econômica presente no país, o Governo também retomou as obras de melhoria e pavimentação na MA-007 e MA-140, trecho mais conhecido como Anel da Soja, que interliga quatro rodovias estaduais, as MA-006, MA-007, MA-132 e MA-140. Para os produtores, a obra significa maior escoamento de uma das maiores produções de grãos do país. Já para os moradores da região, foi viabilizada novas oportunidades de trabalho e renda.

“Para nós, a obra está melhorando a vida no dia a dia com a facilidade de trafegar e esperamos que com a movimentação maior de carga, a produção aumente e gere mais emprego e prosperidade para nossa região”, conta Gleyson Brito Ribeiro, que atravessa a Rodovia 140 em um carro de passeio diariamente.

Governo do Estado reforça policiamento em Balsas. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Governo do Estado reforça policiamento em Balsas. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Segurança

 

Outro investimento foi a reforma do 4º Batalhão de Polícia Militar, que ganhou estacionamento coberto e novos alojamentos com alas feminina e masculina, além de um amplo auditório refrigerado, salas climatizadas, modernização da Central de Operações (Copom) e refeitório. A nova estrutura é um importante reforço para o serviço de segurança pública na região sul do estado.

 

“Nós estávamos sem condições adequadas de trabalho. A reforma do Batalhão permite desenvolver trabalhos que vão além de garantir a segurança e retirar meliantes de circulação. Após a entrega do prédio, iniciamos o projeto ‘Batalhão Mirim’, pioneiro na nossa região, por exemplo”, conta o comandante Juarez Medeiros do 4º BPM de Balsas.

Educação

Governo do Estado entrega C.E. Fabio Bertagnolli no município de Balsas. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Governo do Estado entrega C.E. Fabio Bertagnolli no município de Balsas. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Os Centros de Ensino Padre Fábio Bertagnolli e Maria do Socorro Coelho Cabral foram totalmente reconstruídos e entregues, fornecendo melhores condições para professores e estudantes desempenharem suas atividades. Essas unidades não passavam por reforma há anos.

“Sempre observamos que o nível de evasão escolar aumentava muito nos períodos mais quentes do ano. A refrigeração das salas foi a nossa maior vitória, pois contribui para a concentração, melhoria no rendimento das atividades dos professores e dos alunos. Foram 18 anos de espera por essa reforma e estamos muito gratos”, diz o gestor escolar Williams Matias.

 

Foram investidos nas reformas das escolas o valor de R$ 2 milhões, garantindo que, além de aparelhos de ar condicionado em todas as salas, fosse feito o reforço nas estruturas elétricas, hidráulicas, recuperação de pisos, tetos e pintura.

Para a estudante do C.E. Médio Padre Fabio Bertagnolli, Ana Clara Ferreira, a reconstrução garantiu o melhor rendimento nas aulas e mais consciência dos alunos em relação a preservação do ambiente escolar. “A reforma fez com que os alunos tivessem mais interesse em aulas, muitos que não aguentavam o calor estão retornando para a aula e, agora, nós fiscalizamos tudo para impedir vandalismo”.

Rede de Saúde Pública do Estado, em Balsas, é beneficiada com entrega de ambulância. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Rede de Saúde Pública do Estado, em Balsas, é beneficiada com entrega de ambulância. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Saúde

Outra obra de grande impacto e muito aguardada pela população de Balsas e região é a do Hospital Regional da cidade, que se encontra em fase de acabamento. A obra de 4 mil metros quadrados tem capacidade para 50 leitos de atendimento de média e alta complexidade, mas só teve forte andamento a partir de 2015, quando o Governo reuniu esforços para solucionar os problemas jurídicos deixados pela antiga gestão. A construção está com 70% da obra concluída e a previsão de entrega é para novembro deste ano.

“A inauguração do Hospital Regional de Balsas vai pôr fim a esse sofrimento de não termos em uma região dessa extensão uma unidade de saúde do Estado. A inauguração dessa obra vai desafogar o hospital municipal e atender a demanda de outros municípios além de Balsas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.