Artistas elogiam homenagens ao Samba no ‘Revéillon de Todos’

“Achei ótimo! É uma oportunidade para nós, artistas, sambistas da terra, mostrarmos nosso trabalho e também dos maranhenses conhecerem o que se faz aqui, até mesmo para valorizarem”. A declaração é da sambista Patativa, que aos 78 anos, é uma das atrações confirmadas na programação do ‘Réveillon de Todos’, que também terá espaço garantido para os que curtem o Reggae com um seleção especial. Serão três dias de festa, divididos em dois espaços ao ar livre, de fácil acesso à população: Praça Nauro Machado (Centro Histórico) e Avenida Litorânea (Rio Pimenta).

Promovido pelo Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís e patrocinado pelo Grupo Mateus por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a programação da virada deste ano terá as festividades marcadas pelas homenagens ao Centenário do Samba. Além de Patativa, também estão na programação outros nomes que fazem o ritmo no Maranhão e também no Brasil, como Lena Machado, Fernanda Garcia, César Teixeira, Jorge Aragão e Lecy Brandão.

Com seu primeiro CD gravado em 2015, quando teve o apoio e produção do também maranhense Zeca Baleiro e no qual contou com a participação de outros artistas como Zeca Pagodinho, Patativa não economiza animação para falar do que está preparando para a festa da virada.

A sambista Patativa é uma das atrações confirmadas na programação do ‘Réveillon de Todos’ 2016. (Foto: Divulgação/Sectur)

A sambista Patativa é uma das atrações confirmadas na programação do ‘Réveillon de Todos’ 2016. (Foto: Divulgação/Sectur)

“Esse show vai ser muito bom porque vou aproveitar que é um momento com um público grande e vou apresentar músicas do meu novo CD, que vou lançar no começo do ano que vem. Vou também aproveitar e dar um primeiro grito de carnaval, colocar todo mundo para dançar”, contou a sambista.

Quem também já está com o repertório afinado para o show é o grupo Feijoada Completa. Para o vocalista e compositor Luzian Filho, a homenagem coroa o trabalho dos sambistas maranhenses.

“É perfeita essa homenagem porque o Maranhão, São Luís especialmente tem um estilo próprio de fazer samba. Há quatro anos no Feijoada Completa, nunca tinha visto uma iniciativa pública para o samba local assim e além de homenagear essa produção, é uma oportunidade imperdível do público conhecer mais os artistas daqui e aproveitar as referências nacionais para o samba como são o Jorge Aragão e a Lecy Brandão”, declarou.

Sobre as músicas que está preparando, o artista falou do passeio pelos 100 anos do ritmo. “Temos um repertório que homenageia esse centenário que vai desde o samba na Bahia, passando pelo Rio de Janeiro e chegando em São Luís. Então nosso show vai trazer um pouco disso tudo”, informou.

Programação de Ano Novo, realizada pelo Governo do Estado em 2015, no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Divulgação/Sectur)

Programação de Ano Novo, realizada pelo Governo do Estado em 2015, no Centro Histórico de São Luís. (Foto: Divulgação/Sectur)

O sambista Nivaldo Santos, que fará participações especiais nos shows do Grupo Argumento e também do Feijoada Completa, destaca que homenagear o Samba no ‘Réveillon de Todos’ é um reconhecimento. “Nós estamos no trabalho do dia a dia, e é muito boa uma homenagem dessa em que a gente pode trabalhar, valorizar a produção local”, afirmou.

Valorização que virá, por exemplo, nas composições que o cantor preparou para o show. “Vou passar pelos sambas famosos, aqueles que as pessoas querem sempre dançar, mas também vamos ter os sambas locais, passando pela Flor do Samba, Turma do Quinto, além de compositores como o Joãozinho Ribeiro”, declarou Nivaldo.

PROGRAMAÇÃO ‘RÉVEILLON DE TODOS’

Praça Nauro Machado (Centro Histórico) – 30/dez
18h DJ Jards Macaco
19h Vamu di Samba (part. esp. Rose Maranhão)
20h Samba de Terreiro (Patativa, Lena Machado, Fernanda Garcia, Joãozinho Ribeiro e Josias Sobrinho)
22h Show de Leci Brandão
23h30 Samba Ceuma (part. esp. Zé Paulo)

Avenida Litorânea (Rio Pimenta) – 31/dez
Especial Samba
19h DJ Jards Macaco
20h Feijoada Completa (part. esp. Nivaldo e Sami)
21h30 Grupo Argumento (part. esp. Nivaldo e Ribão)
23h Show de Jorge Aragão (part. esp. Serrinha)
0h30 Máquina de Descascar Alho (part. esp. Adão Camilo)
1h30 Banda Mix Brasil

Avenida Litorânea (Rio Pimenta) – 01/jan
Especial Reggae
19h DJ Tarcisio Selektah
19h30 Banda Raja
20h30 DJ Tarcisio Selektah
21h Barba Branca
22h DJ Tarcisio Selektah
22h30 Tribo de Jah

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.