Alumar inicia processo de integração de novos colaboradores PCD

Diante de uma questão tão repleta de significados como o acesso ao trabalho pelas pessoas com deficiência, a Alumar abre novos postos de trabalho, cada vez mais, voltados para a prática da diversidade, humanizando o ambiente de trabalho e disseminando o valor da inclusão sem preconceito. Assim, com esse olhar, entusiasmado e de empatia, que colaboradores e lideranças da Alumar recepcionaram 53 pessoas com deficiência recém-contratados para trabalharem nas áreas operacionais do Consórcio. “Meu Lugar É Aqui”, nome que deu título ao projeto, também, foi o tema de todas as etapas da programação do evento de lançamento, que aconteceu no Centro de Treinamento da Alumar, dia 15/07, marcando o treinamento de integração dos novos colaboradores.
Presente às boas-vindas, o diretor da Alumar, Helder Teixeira, destacou a importância de estimular a diversidade e receber novos profissionais na empresa. “Obrigado por terem escolhido participar desse processo e ingressar na Alumar. Tenho certeza de que vocês vão crescer muito, porque terão um suporte”, disse, durante a recepção aos participantes. “A Alumar é altamente comprometida, há mais de 40 anos, em ser cada dia melhor, em promover a inclusão e equidade, buscando representar, na fábrica, a mesma diversidade que encontramos na sociedade. Esse é o papel de uma empresa responsável e cidadã que somos”, finalizou.
Marcos Joabe de Oliveira, um dos recém-contratados estava encantado com a iniciativa. “Eu não esperava, dentro de uma empresa de grande porte, ver pessoas com deficiências estarem quebrando tantas barreiras e alcançando cargos de destaque, como estou vendo aqui na Alumar. Isso é muito difícil. É um marco, fiquei realmente surpreso”.

O projeto “Meu Lugar É Aqui” incorpora a política de inclusão da Alumar e de incentivo para construção de ambientes cada vez mais diversos, plurais e equitativos a todas as pessoas. A gerente de RH, Tereza Cavalca, ressaltou o compromisso da Alcoa em transformar potencial em progresso verdadeiro. “Queremos construir ambientes propícios para o desenvolvimento e o crescimento profissional das pessoas, além de criar espaços em que todos e todas se sintam valorizados e engajados a transformar nossa indústria de alumínio”, afirmou.

O mercado de trabalho X PCDs
O trabalho para as pessoas com deficiência, ainda, se encontra em grande parte na informalidade. Segundo dados levantados pelo IBGE no Censo de 2010, mais de 12 milhões de brasileiros contam com algum tipo de deficiência e, em contrapartida, pouco mais de 400 mil PCDs estão empregados, menos de 1% do total de empregos formais do país. “Estar aqui é uma oportunidade única, que eu sempre sonhei” afirmou Érica de Jesus Sampaio, uma das participantes do Programa. “Por eu ser PCD eu nunca imaginei que iria chegar aqui e ser recepcionada como estou sendo, como todos estamos sendo. Agora eu vou conseguir chegar mais longe na minha carreira profissional”, concluiu.

Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão – Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.