Agenda Mais Ideb 2021: Seduc realiza encontro de planejamento para ações pedagógicas

Com o objetivo de subsidiar as equipes das Unidades Regionais de Educação de todo o Maranhão para o desenvolvimento da Agenda Mais Ideb 2021, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta segunda-feira (13), a Agenda Mais Ideb 2021. Este foi o 1º Encontro Presencial dos educadores maranhenses envolvidos diretamente com a Agenda, neste ano, e aconteceu no Auditório do IEMA – Unidade Plena Centro, em São Luís. 

Presente ao Encontro, o subsecretário da Seduc, Danilo Moreira, falou sobre a importância desse momento de discussão e troca de experiências de forma presencial e frisou que a ‘Agenda Mais Ideb’ é uma prática constante da Seduc para que sejam articuladas ações com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes maranhenses.

“De fato, esse é um momento muito especial, nosso primeiro encontro presencial. Mas é importante destacar que este é um encontro de continuidade, pois mesmo durante o período de suspensão presencial das aulas nós mantivemos o esforço para reforçar essas estratégias de aprendizagem e, claro, que com o retorno das aulas híbridas estamos mais animados para fortalecer a aprendizagem dos estudantes, para que eles possam recuperar essa aprendizagem para quem não conseguiu absorver durante o período mais intenso da pandemia. E é por isso que nas equipes, de todas as Unidades Regionais do Estado, estão aqui – para trocar experiências e levar para cada escola, cada equipe gestora do Maranhão”, afirmou o subsecretário da Seduc.   

Já a superintendente de Gestão do Ensino da Secretaria, Adelaide Diniz, reforça que a realização do Encontro se dá com vistas à recuperação das expectativas de aprendizagem não consolidadas durante o período de atividades escolares exclusivamente não presencias.

“Nós estamos realizando esse encontro para essa retomada agora com as intervenções pedagógicas. Há um mês, nós retornamos para as atividades presenciais, de forma híbrida, e agora nós já estamos fazendo todos os ajustes pedagógicos para esse retorno totalmente presencial também. Com as ações do ‘Mais Ideb – Mais aprendizagem’, a intenção está muito focada na recuperação da aprendizagem desses estudantes que não foram consolidadas durante esse período de atividades totalmente remotas. Então é um resgate para as atividades e, obviamente, a gente tem que contar com a entrega e envolvimento de todas as equipes das regionais”, disse Adelaide Diniz.

Marcaram presença cerca de 130 membros do grupo ‘Mais Ideb’, entre diretores, gestores, técnicos e articulares municipais e estaduais, das 19 Unidades Regionais de Educação de todo o Maranhão, que planejaram e redefiniram estratégias para o acompanhamento e a recuperação de aprendizagem dos estudantes durante o período de pandemia e aulas não presenciais.

“Acreditamos que é de grande valia estar acontecendo esse momento para que a gente possa voltar para as nossas regionais com todo um planejamento traçado e as estratégias elaboradas para definir ações e realizar o trabalho que a gente pretende, para alcançar as metas de melhoria da aprendizagem”, disse a articuladora Regional do Mais Ideb, na URE de Imperatriz, Liana Santos. 

Durante o Encontro, os educadores discutiram sobre os últimos resultados do Sistema de Avaliação Estadual do Maranhão (SEAMA) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e participaram de oficinas para análise de resultados e planejamento das intervenções, culminando na apresentação da Agenda Mais Ideb 2021.

“Este é um evento importantíssimo, porque nós discutimos todos os documentos e diretrizes curriculares para melhorar nossos indicadores educacionais do Ideb, no nosso estado. É importante trabalhar agora com todos nós gestores e técnicos das UREs, que formam o grupo do Mais Ideb, na tentativa de juntos trabalharmos com os descritores – tanto de Língua Portuguesa quanto de Matemática – para que nossos alunos aprendam bem para que, no final do ano, na prova que eles farão, tenham êxito e elevem os indicadores de todo o estado do Maranhão. Nós queremos não apenas números, mas também uma excelente aprendizagem para todos os nossos estudantes”, concluiu Eva Barros, gestora da Unidade Regional de Educação de São Luís.

Fonte da matéria postada: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Foto: Antônio Martins

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.