ABERTURA DA NA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 2022 NA APAE DE SÃO LUÍS

Desfile com mais de 200 alunos marcou início da programação “Superar Barreiras para garantir a Inclusão”

Um desfile composto por 265 alunos da Escola Eney Santana e também adultos atendidos pela APAE de São Luís marcou a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022; que acontece até o dia 28.08 com uma ampla programação.

“Superar Barreiras para Garantir a Inclusão” é o tema desse ano da campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), e visa dar visibilidade às causas em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Diariamente esse público que responde por um enorme contingente no país ainda sofre com ações de discriminação, e convivem com barreiras físicas ou sociais que impedem a pessoa com deficiência de vivenciar sua cidadania com plenitude.

O Secretário Carlivan Braga, da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEMEPED) participou da solenidade de abertura da Semana na sede da APAE de São Luís e ressaltou a relevância do trabalho das APAES:

“As APAE do país estão de parabéns por trazer essa temática tão importante. Ainda são inúmeras as barreiras que precisamos superar para ter a inclusão de fato e não só na teoria. As pessoas com deficiência querem ser produtivas, só precisam de oportunidades. Instituições como a APAE de São Luís fazem um trabalho relevante não apenas na área da educação, mas também promovem o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte e da cultura, além do envolvimento de suas famílias em ações de saúde e assistenciais” disse o Secretário.  

Antes do desfile que abriu a programação oficial da Semana, o presidente da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim deu as boas vindas a todos e ressaltou o compromisso da entidade na campanha deste ano, que visa enfatizar a necessidade do maior empenho de toda a sociedade na luta pela eliminação de diversas barreiras, para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

“Com muito orgulho os 256 alunos da Escola Eney Santana desfilaram abrindo a programação. Eles foram organizados em pelotões, apresentando o trabalho desenvolvido pela instituição que há 51 anos tem transformado vidas e merece essa visibilidade. Mas é preciso apoio de toda a sociedade para derrubarmos barreiras arquitetônicas, sociais, comportamentais e comportamentais que impedem a plena cidadania das pessoas com deficiência. É um dever de todos nós, convidamos a sociedade a se engajar na programação dessa Semana para conhecer mais sobre essa causa”, conclamou o Presidente da entidade.

As ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência podem ser acompanhadas pelas redes sociais. Basta acessar o Instagram @apaedesaoluis, o Facebook @apaedesaoluisma e o canal oficial da APAE de São Luís no Youtube. Até o dia 28.08 diariamente serão realizadas ações voltadas para alunos e familiares assistidos pela instituição como recreação, oficinas e palestras; e também eventos online com palestras e orientações relevantes para toda a sociedade.

O Pres. da APAE de São Luis, Sebastião Vanderlaan Rolim, o Sec. Mun. Carlivan Braga (SEMEPED), a Ass. Jurídica Dra. Conceição Rolim e a gestora da APAE de São Luís, Christiane Diniz, na abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. 
Organizados em pelotões temáticos, os alunos desfilaram orgulhosos abrindo a Semana que traz como tema “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”.
Aluno, gestores e professores da APAE de São Luís reunidos na abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.