Aberta a I Semana da Pessoa com Deficiência de Raposa promovida pela SEMED

Aprendizagem e respeito, essas duas palavras definem a abertura da I Semana da Pessoa com Deficiência de Raposa, que aconteceu na manhã dessa segunda-feira (22). O evento segue a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente durante os dias 21 a 28 de agosto.

Com o tema “Inclusão: paradigmas e avanços no cotidiano da pessoa com deficiência”, a solenidade de abertura aconteceu no prédio da Igreja Batista Nacional Nova Aliança e foi prestigiada pelo prefeito Eudes Barros; a secretária de Educação, Verismar Gomes; a presidente da APAE Raposa, Josy Miranda, pais e alunos da rede municipal de ensino e demais servidores da SEMED.

O evento, que tem caráter inclusivo, foi repleto de apresentações e depoimentos encorajadores não só para as pessoas com deficiência, mas também para todos que ali se encontravam. Emocionado, o prefeito Eudes Barros e a secretária Verismar não reprimiram as lágrimas quando elas se puseram a aparecer, visto que essa é a primeira vez que o município realiza um projeto dessa proporção sobre a temática.

“Eu, como professora, sempre presenciei a falta de inclusão dentro das nossas escolas, então, enquanto secretária de Educação, meu primeiro pensamento foi organizar uma equipe que pudesse trabalhar em prol das pessoas com deficiência no município e foi o que fizemos”, frisou Verismar Gomes.

Atualmente a SEMED tem a Equipe Multiprofissional, que é composta por servidores da educação, saúde e assistência social, com o objetivo de atender esses alunos. As escolas também estão sendo readequadas com banheiros adaptados para cadeirantes e implantação de rampas.

Agradecido por todo empenho e dedicação que os servidores da secretaria vêm desenvolvendo ao longo de quase dois anos, o prefeito relata que, apesar das dificuldades, a gestão municipal não tem medido esforços para fazer o seu melhor.

“Sabemos que hoje estamos contribuindo para que o dia de amanhã seja bem melhor para essas crianças e adolescentes, que precisam do apoio do poder público. Aqui o município de Raposa está dando o primeiro passo em conversar com os pais, professores; trazendo uma palestrante que vai ampliar nossos conhecimentos. E eu tenho certeza que juntos vamos fazer diferença na vida dessas pessoas”, finalizou o gestor municipal.

Quem ficou feliz pela atitude do poder público foi a mãe do Carlos Eduardo, de 5 anos, que possui atrofia muscular espinhal tipo 1, e atualmente estuda no J.I O Pescador. “É muito importante essa primeira semana da pessoa com deficiência, porque não é fácil ter uma pessoa com deficiência na família, pois aí você passa a entender o quanto a sociedade desconhece e às vezes até desrespeita. Eu já vi muitas mães sofrerem, então é muito importante o município trazer essas palestras para os moradores, para que eles possam aprender mais”.  

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.