Em visita realizada ao Parque Botânico da Vale, situado na área Itaqui Bacanga, técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realizaram uma visita técnica de sensibilização, onde conheceram as dependências da área florestal, visando fazer levantamentos para transformar o local em destino turístico.
Formado por uma reserva florestal típica da ilha, destacada por espécies amazônicas, cercada de matas ciliares, flora diversificada e uma fauna exótica, que abriga animais como o macaco-prego, bicho preguiça e gato maracajá, o Parque Botânico da Vale foi visto como grande atrativo turístico pelos técnicos da Setur, pois favorecerá o turismo ecológico e de aventura, através de trilhas supervisionadas.
Além de todos os atrativos naturais, o parque abrange projetos sociais de alfabetização e voluntariado, contando, ainda, com uma programação diversificada a cada mês. Durante os finais de semana do mês de julho estão sendo apresentadas sessões de teatro e cinema nos auditórios que compõem o complexo do parque botânico.
“É um atrativo com muita potencialidade, principalmente pelo fato de sermos conhecidos nacionalmente apenas pelos nossos atributos culturais. Vamos estudar as possibilidades para viabilizar esse destino”, destacou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.
A visita foi acompanhada, também, por integrantes do projeto “Informante Anfitrião”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que visa possibilitar aos jovens terem acesso às informações sobre aspectos cultuais, históricos e naturais de São Luís, além da oportunidade de trabalhos educativos, através da prestação de informações turísticas.