SEMA informa sobre APA do Maracanã durante Festa da Juçara

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, participou da Festa da Juçara, no Maracanã, no dia 07 de novembro, juntamente com o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã.

 

Na ocasião, realizou uma mobilização para fornecimento de informações sobre a APA do Maracanã, local onde acontece essa tradicional Festa. Ainda houve exposição de fotos da localidade e de alguns trabalhos sobre o tema. “A ideia foi realmente sensibilizar os presentes sobre a importância de conservar a Unidade de Conservação”, explicou a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas.

 

A Psicóloga Leide Lima aprovou a iniciativa. “Essa atitude da Secretaria é muito importante. É realmente necessário sensibilizar e educar, além disso, merecemos ser informados e entender mais sobre o tema”, disse ela.

 

Opinião compartilhada pela professora Nair Freitas. “Conhecer para preservar. Ninguém valoriza o que desconhece. É muito válido envolver a população nessa defesa pelo meio ambiente”, afirmou.

 

“Espero que a população entendendo melhor essa maravilha da natureza, representada pelas UCs, nos ajude a conservá-la para as gerações futuras”, destacou Janaina.

 

APA do Maracanã – A APA do Maracanã foi criada pelo Decreto Estadual número 12.103 de 1991 e possui uma área de 1.831 hectares. Limita-se ao Norte com o Parque Estadual do Bacanga e ao sul com o Rio Grande, englobando as localidades do Maracanã, Alegria, Bacanguinha, Ferventa, Alto Alegre, parte da Vila Maranhão, Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande.

 

A Unidade de Conservação de Uso Sustentável objetiva disciplinar as atividades humanas de forma a proporcionar o uso sustentável dos recursos naturais e a qualidade ambiental para as comunidades locais. A região possui diversos fragmentos de vegetação que ainda apresentam remanescentes da flora nativa da Ilha de São Luís, mantendo diversas espécies da fauna.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.