A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, participou da Festa da Juçara, no Maracanã, no dia 07 de novembro, juntamente com o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã.
Na ocasião, realizou uma mobilização para fornecimento de informações sobre a APA do Maracanã, local onde acontece essa tradicional Festa. Ainda houve exposição de fotos da localidade e de alguns trabalhos sobre o tema. “A ideia foi realmente sensibilizar os presentes sobre a importância de conservar a Unidade de Conservação”, explicou a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas.
A Psicóloga Leide Lima aprovou a iniciativa. “Essa atitude da Secretaria é muito importante. É realmente necessário sensibilizar e educar, além disso, merecemos ser informados e entender mais sobre o tema”, disse ela.
Opinião compartilhada pela professora Nair Freitas. “Conhecer para preservar. Ninguém valoriza o que desconhece. É muito válido envolver a população nessa defesa pelo meio ambiente”, afirmou.
“Espero que a população entendendo melhor essa maravilha da natureza, representada pelas UCs, nos ajude a conservá-la para as gerações futuras”, destacou Janaina.
APA do Maracanã – A APA do Maracanã foi criada pelo Decreto Estadual número 12.103 de 1991 e possui uma área de 1.831 hectares. Limita-se ao Norte com o Parque Estadual do Bacanga e ao sul com o Rio Grande, englobando as localidades do Maracanã, Alegria, Bacanguinha, Ferventa, Alto Alegre, parte da Vila Maranhão, Vila Sarney, Vila Esperança e Rio Grande.
A Unidade de Conservação de Uso Sustentável objetiva disciplinar as atividades humanas de forma a proporcionar o uso sustentável dos recursos naturais e a qualidade ambiental para as comunidades locais. A região possui diversos fragmentos de vegetação que ainda apresentam remanescentes da flora nativa da Ilha de São Luís, mantendo diversas espécies da fauna.