A governadora Roseana Sarney lança o Prêmio FAPEMA e mais nove editais de fomento à pesquisa, segunda-feira (27), às 10h, no salão de reunião do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. As ações somam investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão.
A inicativa de lançar a 5ª Edição do prêmio e os editais é da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). É um dos maiores premiações científicas do Norte/Nordeste. Tem como objetivo estimular a produção científica e reconhecer o talento dos pesquisadores maranhenses.
A FAPEMA conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e DECIT, órgão de pesquisa do Ministério da Saúde.
Participam do evento, o vice-governador, João Alberto; secretário de Estado Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão; diretora presidente da FAPEMA, Rosane Guerra; representantes do (CNPq) e do Ministério da Ciência e Tecnologia; reitores e pesquisadores.
“O lançamentos desses editais mostram a vontade e a decisão da governadora Roseana Sarney de dar apoio integral as atividades de pesquisa e à FAPEMA. É recomendação da governadora que não somente sejam lançados estes editais, mas que, também, sejam dinamizadas outras ações da fundação”, explica Rosane Guerra.
Entre os editais, quatro serão lançados pela primeira vez no Maranhão: Edital Universal de Apoio a Projetos de Pesquisa e os de auxílios a Editoração, a Publicação de Artigos e a Manutenção e Conserto de Equipamentos. “Enquanto pesquisadora, eu percebo que o apoio a esses projetos são necessários para que o Maranhão se destaque na pesquisa nacional”, diz Rosane Guerra.
O apoio a projetos de pesquisa visa, também, fortalecer os cursos de pós-graduação. “Nós ainda temos um número muito pequeno de pós-graduação strictu sensu, sobretudo se considerarmos o número de doutorados”, observa a presidente da Fapema. “Para que em curto prazo sejam implantados esses cursos de pós-gra duação é preciso que os pesquisadores tenham feito publicações, e para isto precisam do apoio financeiro ao desenvolvimento de pesquisa”, completa.
Além dos quatro editais inéditos, serão lançados os editais Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional -DCR, para atração de doutores; o Pronex, para grupos de excelência; o PPSUS, edital para pesquisa e saúde em parceria com o Ministério da Saúde, por intermédio do DECIT; Bolsa de Iniciação Júnior destinada a alunos das escolas públicas do Estado; e Bolsa de Apoio Técnico e o edital do Prêmio Fapema – 5ª Edição.
Prêmio Fapema
O Prêmio é destinado a estudantes do ensino fundamental, médio, graduados, recém formados, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social e inventores locais. Ele está dividido em sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Talento Maranhense, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.
O tema deste ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão”, com a finalidade de estimular ações e discussões sobre este grande projeto a ser implantado no Estado, no município de Bacabeira. Nesta perspectiva, o edital da Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional – DCR pretende destinar cinco bolsas para profissionais com formação nas áreas de abrangência da Refinaria Premium.