Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) foram, na terça-feira (18), ao município de Belágua, para conhecer uma experiência que integra o Projeto Solidário Integrado Mesa Farta, concebida pelo comunitário Genival Vieira dos Santos Ho, na área da piscicultura e que está acontecendo em 25 municípios maranhenses.
O secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro, foi acompanhado do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Tadeu Lima, e pelo superintendente de Pesca e Aquicultura, Ribamar Pereira. Eles se reuniram com os produtores para avaliar o projeto e mostrar as propostas de ações que a Sagrima pode realizar de modo a transformar o Mesa Farta em um projeto também voltado ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com Afonso Ribeiro, a Sagrima vai prestar assistência técnica ao projeto e avaliar a possibilidade de ampliação da criação dos peixes, para aumentar a renda aos produtores com a comercialização do excedente. “Estudaremos a possibilidade de implantação do projeto em outros municípios”, afirmou.
Após a reunião, a equipe da Sagrima foi conhecer a produção no assentamento Santa Clara, em Belágua, onde existem atualmente 18 famílias produzindo peixes (tilápia tailandesa e tambaqui) em 42 tanques. “Trabalhamos sobre o tripé da geração de renda, baixo custo e resultados rápidos, pois os produtores vivem muitas dificuldades e este projeto visa suprir uma carência alimentar e também possibilita a venda do excedente”, disse Genival Vieira.
Ainda de acordo com Genival, que chegou inclusive a elaborar uma cartilha para os produtores, em relação ao baixo custo do projeto, ele disse que com R$ 70,00 reais é possível iniciar a produção. “Este é o valor do menor tanque, onde o produtor pode começar a ter resultados a partir de três meses, para sua subsistência, chegando ao ponto ideal de abate, para comercialização, com cinco meses”, ressaltou.
Outros municípios
A equipe da Sagrima também foi ao município de Vargem Grande, onde se reuniu com o prefeito Miguel Fernandes. A comitiva visitou o prédio onde funciona atualmente a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), e onde será a sede da Agerp-MA. “Estamos realizando uma parceria do Governo do Maranhão, por meio da Sagrima, com a prefeitura de Vargem Grande, para a recuperação física desse imóvel”, afirmou Afonso Ribeiro. A inauguração do prédio está prevista para o dia 30 de agosto.
Em Nina Rodrigues , a equipe se reuniu com os secretários municipais de Agricultura e de Educação, além de representantes da Câmara de Vereadores e do sindicato de agricultura familiar. Eles abordaram a situação do município, especialmente os danos causados pelas fortes chuvas e enchentes e elaboraram uma pauta de reivindicações, que está sendo avaliada pela equipe de gestores do sistema Sagrima.