Representantes da Sagrima visitam projetos comunitários

Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) foram, na terça-feira (18), ao município de Belágua, para conhecer uma experiência que integra o Projeto Solidário Integrado Mesa Farta, concebida pelo comunitário Genival Vieira dos Santos Ho, na área da piscicultura e que está acontecendo em 25 municípios maranhenses.

         O secretário da Sagrima, Afonso Ribeiro, foi acompanhado do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), Tadeu Lima, e pelo superintendente de Pesca e Aquicultura, Ribamar Pereira. Eles se reuniram com os produtores para avaliar o projeto e mostrar as propostas de ações que a Sagrima pode realizar de modo a transformar o Mesa Farta em um projeto também voltado ao desenvolvimento sustentável.

         De acordo com Afonso Ribeiro, a Sagrima vai prestar assistência técnica ao projeto e avaliar a possibilidade de ampliação da criação dos peixes, para aumentar a renda aos produtores com a comercialização do excedente. “Estudaremos a possibilidade de implantação do projeto em outros municípios”, afirmou.

         Após a reunião, a equipe da Sagrima foi conhecer a produção no assentamento Santa Clara, em Belágua, onde existem atualmente 18 famílias produzindo peixes (tilápia tailandesa e tambaqui) em 42 tanques. “Trabalhamos sobre o tripé da geração de renda, baixo custo e resultados rápidos, pois os produtores vivem muitas dificuldades e este projeto visa suprir uma carência alimentar e também possibilita a venda do excedente”, disse Genival Vieira.

         Ainda de acordo com Genival, que chegou inclusive a elaborar uma cartilha para os produtores, em relação ao baixo custo do projeto, ele disse que com R$ 70,00 reais é possível iniciar a produção. “Este é o valor do menor tanque, onde o produtor pode começar a ter resultados a partir de três meses, para sua subsistência, chegando ao ponto ideal de abate, para comercialização, com cinco meses”, ressaltou.

        

Outros municípios

A equipe da Sagrima também foi ao município de Vargem Grande, onde se reuniu com o prefeito Miguel Fernandes. A comitiva visitou o prédio onde funciona atualmente a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), e onde será a sede da Agerp-MA. “Estamos realizando uma parceria do Governo do Maranhão, por meio da Sagrima, com a prefeitura de Vargem Grande, para a recuperação física desse imóvel”, afirmou Afonso Ribeiro. A inauguração do prédio está prevista para o dia 30 de agosto.

         Em Nina Rodrigues , a equipe se reuniu com os secretários municipais de Agricultura e de Educação, além de representantes da Câmara de Vereadores e do sindicato de agricultura familiar. Eles abordaram a situação do município, especialmente os danos causados pelas fortes chuvas e enchentes e elaboraram uma pauta de reivindicações, que está sendo avaliada pela equipe de gestores do sistema Sagrima.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.