Essa foi a proposta do XI Curso de Educação Ambiental e Interpretação da Natureza que aconteceu entre os dias 20 e 24 de julho no Parque Ambiental da Alumar.
A criação do Parque Ambiental da Alumar proporcionou um espaço de diálogo com a comunidade. No local são desenvolvidas atividades informativas e educativas para a preservação do meio ambiente. Como a realização da segunda edição do Curso de Educação Ambiental e Interpretação da Natureza 2009, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de julho.
Durante os três dias, professores de escolas da Ilha de São Luís foram treinados para trabalharem a educação ambiental em sala de aula, com o objetivo de apoiar as atividades da rede formal de ensino, colaborando assim, com a construção de um ideal de desenvolvimento sustentável. Desta forma, o curso buscou despertar a preocupação com o Meio Ambiente a partir do desenvolvimento de processos educativos ambientais de mobilização e sensibilização. Assim, através destes processos, os envolvidos sentiram-se responsabilizados e comprometidos na busca de novos valores, atitudes e práticas visando à preservação da natureza.
A programação contou com palestras sobre os desafios e as perspectivas ambientais, noções de botânica, análise e práticas ambientais da Alumar, processo industrial da Fábrica, fauna silvestre, gestão de resíduos, todas ministradas por profissionais de alta qualificação. Participaram das atividades analistas ambientais de órgãos públicos, professores universitários, engenheiros, biólogos e pedagogos. O evento contou ainda com visitas a órgãos públicos, trilhas na natureza, oficinas ambientais e atividades práticas.
SOBRE O PARQUE AMBIENTAL DA ALUMAR
O Parque Ambiental Alumar (www.alumar.com.br/parqueambiental) foi criado em 1996 e, desde então, vem possibilitando a integração do homem com o meio ambiente por meio do desenvolvimento de atividades informativas e educativas para a preservação. Localizado em uma área de 1800 hectares ao redor da fábrica de alumínio do Consórcio Alumar, o parque já recebeu aproximadamente 111 mil, que podem usufruir de diversas atividades voltadas ao público estudantil, como projetos de educação ambiental, e ao adulto, cursos de capacitação de professores. Só no ano de 2007 o Parque Ambiental Alumar recebeu 6.507 visitantes. Criado com o objetivo de trabalhar as questões ambientais, valorizar o estudo da fauna e flora da região, reciclagem e outros temas ecológicos, em 1997 o Parque deu início aos projetos de educação ambiental e oficinas com grupos de estudos, sempre com temas ligados ao meio ambiente. Os visitantes podem conhecer os diversos ecossistemas por meio de passeios monitorados em suas quatro trilhas interpretativas: Viveiro, Marfim, Porto e Andiroba. Duas delas são destinadas, prioritariamente, a trabalhos científicos.