A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em atendimento a uma solicitação do Sindicato dos Talhadores de Carne Fresca (Sindicarnes), realizou uma reunião com representantes das cadeias de abate, distribuição e comercialização do produto em São Luís, na manhã desta terça-feira (04). Durante o encontro, ficou estabelecida a exigência da aplicação da legislação específica do setor a fim de garantir a defesa da saúde dos consumidores.
Estiveram presentes, além da Semapa e Sindicarnes, representantes dos abatedouros de bovinos, Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e Vigilância Sanitária Municipal.
Além do abastecimento regular de carne bovina promovido pelos grandes frigoríficos, através dos supermercados e boutiques de carne, a população da Grande São Luís conta com carne bovina originárias de três abatedouros locais, autorizados pela Prefeitura, que disponibiliza uma média de dez mil bois mensalmente.
Para encontrar soluções definitivas para o problema, a Semapa marcou uma nova rodada de negociações para a próxima terça-feira, dia 11 de agosto, às 9 horas, no auditório da instituição, com as presenças dos representantes dos marchantes, Sindicarnes, abatedouros, Vigilância Sanitária, Banco do Brasil, Ministério Público, entre outros