Nova audiência discutirá hidrelétricas no Rio Parnaíba

O deputado Chico Leitoa (PDT), lamentou a ausência de representantes da empresa responsável pelos estudos preliminares que geraram o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), para a instalação das cinco hidrelétricas no Rio Parnaíba, na audiência pública realizada na tarde ontem (12), no plenário da Assembléia Legislativa. Na oportunidades foram discutidos os aspectos positivos e negativos desses empreendimentos. Ele afirmou que até o final deste mês será marcada uma nova audiência.

Os estudos de impacto ambiental foram feitos por uma empresa contratada pelos empreendedores da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), a Construtora Queiróz Galvão, uma empresa de pesquisa de energia, e a Projetec.

Chico Leitoa disse que apesar da ausência da empresa, os debates foram positivos. Ele garantiu que ficou acordado entre os membros da comissão de Meio Ambiente da AL uma nova audiência – possivelmente até o final deste mês-, para que todos possam ter uma noção exata do que representa o benefício e o malefício da implantação das usinas hidrelétricas.

Dessa vez ele espera contar com a participação da empresa responsável pelo estudo de impacto ambiental. “Lamentavelmente eles não compareceram, mas mesmo assim realizamos uma audiência interessante, onde pudemos contar com a participação de representantes do Governo do Estado e de outros órgãos envolvidos na implantação das usinas”, disse Chico Leitoa.

O pedetista destacou que, segundo levantamentos, foram constatadas 80 ações com relação aos impactos negativos que ocorrerão nas comunidades, alcançando aproximadamente, 16.000 pessoas que serão atingidas com a construção dessas barragens.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.