Mutirão de vacinação contra gripe comum e H1N1 neste sábado Mutirão será realizado das 8h às 17h, em 130 postos de vacinação espalhados por São Luís.

SÃO LUÍS – Amanhã, sábado (8), será realizado, em São Luís, um mutirão de vacinação contra a gripe A (H1N1), para todos os grupos, e contra a gripe comum, para idosos com mais de 60 anos. As doses estarão disponíveis em 130 postos de vacinação na cidade, entre unidades básicas, Unidades de Saúde da Família (USF) e postos extras, em escolas, supermercados, farmácias, nos cinco Terminais de Integração e quatro shoppings da cidade -Tropical, São Luís, Jaracaty e Rio Anil.

A vacinação contra a gripe comum é disponível para todas as pessoas acima de 60 anos. Os idosos portadores de doenças crônicas, que ainda não foram imunizados contra a gripe A (H1N1), podem aproveitar a ida ao posto para receber a dose da vacina.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 69 mil idosos na capital maranhense contra o vírus da gripe comum (Influenza), que mata entre 250 mil a 500 mil pessoas por ano em todo o mundo. Cerca de nove em cada dez mortos são pessoas com mais de 65 anos.

No ano passado, foram imunizados em São Luís mais de 70 mil idosos. “Conseguimos bater a meta determinada pelo Ministério da Saúde em 107% e queremos repetir o feito este ano. Por isso, contamos com a colaboração das pessoas acima de 60 anos e de seus familiares, pedindo que eles se dirijam aos postos de saúde para serem imunizados”, frisou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Fernandes de Araújo.

Gripe A

Os postos de vacinação e postos extras também estarão imunizando contra a gripe A (H1N1) todos os grupos determinados pelo Ministério da Saúde, inclusive os adultos de 30 a 39 anos, que tiveram a data da vacinação antecipada – o grupo começaria a ser vacinado na segunda-feira, dia 10.

“Estamos próximos de bater a nossa meta. São Luís tem dado uma das melhores respostas no Brasil nessa campanha contra a gripe A. Estamos em segundo lugar no ranking das capitais, perdendo apenas para Curitiba (PR). Já vacinamos nesses dois meses de campanha mais de 422 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 80% das 520 mil pessoas que devem ser vacinadas e nós já estamos bem perto de bater os 100% de cobertura vacinal”, informou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município (SES/Semus), Vitorino Castro.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.