98 casos de câncer de próstata foram diagnosticados em 2022, segundo dados do setor oncológico do Município. Os números são referentes aos casos registrados até o mês de outubro deste ano.
Atualmente na cidade de Imperatriz, a 626 km de São Luís, 98 casos de câncer de próstata foram diagnosticados em 2022, segundo dados do setor oncológico do Município.
Os números são referentes aos casos registrados até o mês de outubro deste ano e a maioria deles são de pacientes de Imperatriz. Deste número, 12 são referentes a pacientes de outros municípios da região.
O médico urologista Ronaldo Alencar alerta que além do exame de sangue, os homens precisam ficar atentos a necessidade de fazer o de próstata, pois um exame completa o outro.
“O PSA é uma proteína que o tumor se alimenta para crescer. O PSA sobe, já chamou a atenção. Você faz o toque, tem o nódulo já chama a atenção. Os exames são complementares. Um complementa o outro. As vezes ele faz exame sem ser direto, nem passa por um médico, por urologista e acha que o exame está normal e quando o médico vai analisar percebe que tem umas particularidades que não está tão normal assim. Então é sempre importante para o urologista porque é o médico que tem experiência com a próstata”, explicou o médico urologista Ronaldo Alencar.
Para tentar diminuir os casos, uma unidade móvel foi montada na Praça Mané Garrincha, em Imperatriz, para realizar exames e consultas a cerca da doença. A ação faz parte do “Mutirão Azul”, que facilita o acesso da população masculina aos exames preventivos. Mais de 200 já foram feitos e a unidade ficará na praça até esta sexta-feira (18) com atendimento de 8h às 11h30.
Para o ceramista Thiago Pereira, que veio fazer os exames, a prevenção é o caminho que precisa ser percorrido para se distanciar de qualquer chance de ter câncer. “Eu tenho um cuidado a mais. Todo o ano no tempo da campanha eu faço o PSA. Nunca fiz do toque. O do toque é a primeira vez”.
Fonte: G1 MA