O Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) estima plantar cerca de 4.000 mudas de árvores e 7.000 mil plantas floríferas durante todo o ano de 2009. A meta do órgão é o plantio de 200 mil mudas em quatro anos da https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistração do prefeito de São Luís, João Castelo, entre elas 28 espécies de palmeiras diferentes.
Além da ação de conservação já realizada em praças e nos canteiros das principais avenidas, o Impur executa serviços de limpeza, roço e poda em áreas públicas e nos bairros da capital. O serviço desenvolvido consiste na capina manual (para retirada de ervas daninhas da grama), reposição de mudas, substituição de tutores (que suportam e orientam o crescimento das árvores) e no coroamento (aprofundamento e limpeza ao redor das mudas para melhor recepção da água).
Segundo o presidente do Impur, José Nilson Maciel, foram realizadas operações de reposição de mudas de árvores em avenidas e praças da cidade. O órgão municipal está repondo as espécies que não sobreviveram ao período de estiagem e ao vandalismo nos últimos dois anos.
“Iremos diversificar na cidade o plantio de espécies como Palmeira Imperial (Roystonea oleracea), Ipê (Tabebuia avellanedae), Palmeira Triangular (Dypsis decaryi) etc., dependendo do diâmetro e local dos canteiros”, avaliou José Nilson Maciel. Ainda de acordo com ele, logo em breve, será lançado o concurso das praças, onde as comunidades locais irão interagir e terão participação decisiva no momento da escolha.
Dentro do cronograma Instituto, está o projeto “Praças com Irrigação Inteligente” onde os logradouros terão um módulo que regula a quantidade de água utilizada para regá-las.
José Nilson informou que o Impur contém uma infinidade de mudas de todas as espécies à disposição da população e que a mesma pode se dirigir ao órgão, no bairro do Turu, no sentido de adquiri-las gratuitamente. “Até agora, nós já fizemos a doação de quatro mil mudas”, finalizou.