Redes Sociais

Helena fala sobre reivindicações e denúncias de enfermeiros

Em discurso na Assembleia Legislativa, a deputada Helena Barros Heluy (PT) falou sobre a audiência pública que abordou o tema “O Poder do Cuidado”, coordenada pela Comissão de Saúde do Legislativo e que reuniu profissionais da área no Auditório Fernando Falcão (quinta-feira,13). A audiência foi solicitada pela Associação Brasileira de Enfermagem no Maranhão para marcar as atividades da 71ª Semana da Enfermagem.

Autora do Requerimento que levou à audiência, a deputada petista enfatizou, entre outros pontos da discussão a estatística que mostra o Maranhão com o menor número de enfermeiros do país e adiantou que é uma questão “urgente, inadiável e representa uma tomada de atitude política pela classe política maranhense, sobretudo dos que fazem o parlamento”.

Os profissionais de enfermagem também questionam como o Poder Público e o setor privado recrutam enfermeiros empregados para o cuidado dos doentes e, ainda, qual é a estrutura da carreira no Estado e nos municípios.

Segundo Helena, as maiores reivindicações desses profissionais são jornada de trinta horas e salário decente. Eles argumentam que, apesar de o Brasil ter assinado, desde 2003, o Pacto do Trabalho Decente, da OIT, a categoria ainda reclama a materialização desse pacto.

“Disseram que essa reivindicação já vai para mais de 40 anos”, observou Helena, acrescentando a preocupação dos enfermeiros com a saúde dos próprios profissionais de saúde.

Segundo a parlamentar, durante a audiência foi denunciado o sucateamento do Hospital Carlos Macieira, a inexistência de piso salarial daqueles que têm a responsabilidade de zelar pela vida e pela saúde de milhares de pessoas.

“Quando temos de ser submetidos a um tratamento, sequer nos apercebemos que muitos destes trabalhadores não têm ainda assegurado um piso salarial, porque ainda não está definido por força de lei”, afirmou Helena, dizendo, ainda, que, em todo o país, a categoria reivindica Plano de Cargos e Salários para os enfermeiros.

Ela salientou que não poderia de partilhar com os demais parlamentares as discussões da audiência e informou que as atividades da 71ª Semana do Enfermeiro seguem até dia 20 deste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *